Como os trens do Metrô de SP trocam de linha?

Manutenção do Metrô de SP: à direita, túnel de ligação entre as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, após a Liberdade | Foto de Tiago Costa

Um trem que presta serviços, por exemplo, na Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, não é destinado a operar para sempre no eixo metroviário que liga Itaquera e a Barra Funda. A frota G, por exemplo, inicialmente levava passageiros na Linha 2-Verde, e agora presta serviços na linha que era chamada de “Leste-Oeste“. A frota H, da unidade H52 até a H58, anteriormente operavam na Linha 1-Azul, e agora operam na Linha 3.

Foto: Fly2Blue

Para esse intercâmbio, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha contam com três “enlaces” que são intercâmbios entre as vias férreas.

Entre linhas 1 e 3

No sentido Tucuruvi entre as estações Japão-Liberdade e Sé, um túnel que parte a direita, liga com a via na Linha 3-Vermelha no sentido Itaquera, antes do elevado que dá acesso a estação Pedro II.

Entre linhas 1 e 2

No sentido Jabaquara da Linha 1-Azul, entre as estações Paraíso e Ana Rosa, e entre Ana Rosa e Vila Mariana, há duas ligações com a Linha 2-Verde, entre Chácara Klabin e Ana Rosa e Ana Rosa e Paraíso, respectivamente.

O trânsito entre trens nas três linhas é possível já que a via férrea conta com bitola de ‎1600 mm. O mesmo não ocorre nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que contam com bitola ‎1.435 mm. Bitola é a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois trilhos em uma via férrea.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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