O projeto de trens regionais foi apresentado para a população lá no começo da década, no inicio da gestão do ex governador Geraldo Alckmin. Sem um prazo concreto, e passado quase uma década, a equipe do novo governador, João Doria, reapresentou o meio de transportes novamente tratando o tema como prioridade.
Confira nosso 29º vídeo no canal do Via Trolebus no YouTube:
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As promessas não mudaram, tão pouco o trecho prioritário, ou seja, o eixo que será construído primeiro: Entre SP, Campinas e Americana.
Há no entanto, estudos por parte da CPTM que a malha de trem regional poderia atender a 137 cidades, conectando São Paulo por exemplo com São José do Rio Preto, Bauro e Caraguatatuba:
https://viatrolebus.com.br/2013/09/estado-estuda-malha-de-trens-regionais-que-atinge-173-municipios-como-sao-jose-do-rio-preto-e-caraguatatuba/
Mas se a ferrovia entre São Paulo e Campinas ainda é vista pelo passageiro como sonho distante, o que dirá toda esta malha.
O novo secretário de transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista a Rádio CBN de Campinas disse que em fevereiro será definido o cronograma de implantação do projeto.
Já há conversas entre Estado e União. Estas tratativas são necessárias porque o governo federal detêm domínio sobre a ferrovia. O trem de médio percurso deve seguir pela malha atual, o que pode acelerar sua implantação.
Após vencidos estas etapas de negociação, será feita a concessão, já que o trem será tocado e operado pelo setor privado.
Segundo ainda o secretário, estações da Linha 7 serão remodeladas para abrigar o meio de transporte de média capacidade, como Palmeiras Barra Funda, Francisco Morato e Jundiaí.
Agora é esperar e torcer para que este projeto saia do papel já que é urgente alternativas ao modal rodoviário nas ligações entre as regiões metropolitanas, que já há anos mostra sinais de saturação.
Afinal menos carros em estradas significa menos poluição e menor acidentes.