Após pressão por aumento na oferta de transporte, Cuba recebe novos ônibus Chineses

Omnibus Yutong cero emisión, en la III Exposición Internacional de la Industria Cubana, en Pabexpo, La Habana, el 19 de junio de 2018. ACN FOTO/ Marcelino VÁZQUEZ HERNÁNDEZ/ rrcc

Cuba recebeu um lote de 89 ônibus chineses, sendo 50 articulados e 39 híbridos, que funcionam com diesel e eletricidade. Os veículos foram fabricados pela empresa Yutong, e comprados por meio de um acordo firmado pelos ministérios cubanos de Transporte e o de Economia e Planejamento com entidades da China.

Os ônibus devem prestar serviços em Havana, em um sistema com 7.600 viagens de ônibus diárias. A rede cubana, no entanto, sofre com problemas onde a demanda pelo serviço é maior que a oferta.

Por conta desse cenário, operadores privados transportam passageiros por meio de automóveis “almendrones“. Mas o governo Cubano revogou parte destas licenças, o que aumentou a demanda pelo transporte coletivo.

Os investimento nos novos veículos serão de 16 milhões de dólares, pago aos chineses em período de até 24 meses.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus