Desde 25 de maio de 2010 a Linha 4-Amarela opera em São Paulo entre as estações Paulista e Faria Lima, porem em horário restrito, das 8h00 às 15h00 devido a testes que são necessários para garantir a segurança no futuro em que a linha deve operar em horário integral. A Linha 4 é operada pela iniciativa privada, a empresa Via Quatro opera no período de 30 anos.
Prazos para Inaugurações
Recentemente o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes disse que entre o mês de Abril e Maio devem ser Inauguradas mais duas estações: Primeiramente Butantã, depois Pinheiros e em seguida deve ser feita a integração desta estação com linha 9-Esmeralda da CPTM. Somente em Junho o horário da nova linha do metrô deverá ser estendido.
Estação Butantã |
Estação Pinheiros |
Dados técnicos
A frota hoje existente é de 14 composições da Empresa Hyundai Rotem, frota esta dimensionada para a fase I completa, entre as estações Butantã e Luz prevista para estar em pleno funcionamento até final de 2011. Atualmente nos testes entre Butantã e Paulista rodam cerca de 5 a 7 trens.
Os testes ocorrem sempre após a operação comercial, cerca de 1 hora depois, quando a energia é desligada da via para manutenção e conclusão da montagem de alguns sistemas. O grande movimento de trens no pátio ocorre entre 17h00 e 19h00 quando as composições necessárias para testes se deslocam para o tunel.
Está sendo utilizado na linha o CBTC, uma nova sinalizações que controla a movimentação dos trens permitindo sua aproximação em até 15 metros um dos outros, e o sistema driverless, que permite a condução dos trens sem operador (maquinista). Alem destas novas tecnologias têm também a Catenaria Rigida, Subestação Retificadora Tiristorizada Controlada, Sistema de Transmissão Digital, Bloqueios com Porta de Vidro, Sistema de Controle das Estaçoes com wi-fi e Portas de Plataforma.
O sistema CBTC utilizado pela ViaQuatro é o modelo Trainguard da Siemens, que opera em algumas linhas do mundo desde 1998, por exemplo linha 14 de Paris, passando por budapeste, linha 9 de barcelona, linha Carnarsie de Nova York, Linhas U2 e U3 de Nuremberg (neste caso misturando inclusive trens novos em driveless com trens antigos da decada de 70 com operadores)
Histórico da linha