Aeroportos em grandes metrópoles tendem a possuir grandes estruturas, e na cidade alemã Munique, não é diferente. A região conta com cerca de 1,3 milhão de habitantes, enquanto sua região metropolitana abriga mais de 2,6 milhões de pessoas.
A estrutura que recebe voos de várias localidades da Europa é considerado o segundo aeroporto mais movimentado na Alemanha, e o sétimo do continente.
Para atender o vai e vem de passageiros, foi inaugurado um sistema de peoplemover automatizado, que liga o Terminal 2 a uma nova seção do aeroporto, aberta em 26 de abril.

Os veículos foram produzidos pela Bombardier Transportation, sendo 12 carros do modelo Innovia 300. As estações possuem portas de plataforma. O contrato para construção e operação do sistema foi de € 89 milhões de euros, e deve perdurar por mais 9 anos.
Com o serviço, os passageiros percorrem em 60 segundos, uma distância em um túnel de 382 metros, por meio dos veículos com velocidade de 25 km/h. Cada carro tem capacidade para 90 passageiros, possibilitando capacidade de até 10.900 passageiros por hora/sentido.
