Secretário de Transportes atribui constantes falhas na CPTM a “Tsunami de Usuários”

Mais linhas com novos pontos de conexão tornam a malha metroferroviária mais atrativa ao usuário, onde Metrô e CPTM se entrelaçam em ramais de diferentes cores e números. E olha que a nossa megalópole precisa de muito mais. Mas, com mais usuários vem junto mais falhas que as vezes custam um pouco caro para imagem do governo. O secretário de transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes, avalia que o problema da superlotação da CPTM está vinculado ao aumento da integração com o Metrô, em especial a Linha 4-Amarela. “Foi um tsunami. A CPTM está tendo que se desdobrar para lidar com esse tsunami (de usuários) que aconteceu”, declarou.

Outros fatores são descritos por especialistas, como o Jaime Waisman, professor de engenharia de transportes da Universidade de São Paulo (USP), que falou ao portal G1. Segundo ele, três fatores levaram ao boom de passageiros na CPTM e no Metrô: a integração com o Bilhete Único, que permite pagar tarifa mais barata pelo transporte, o congestionamento nas ruas de São Paulo e o bom momento econômico.

“Como isso repercute: há uma queda notável no nível de conforto para os passageiros. Os trens deixam de estar lotados nas horas-pico e ficam lotados praticamente o dia todo”, diz o professor. Ele ressalta que a tendência de crescimento é inevitável, mesmo nos próximos anos. “As pessoas estão dispostas a deixar o carro e ir de trem e Metrô porque é mais rápido e barato. As vantagens do sistema trabalham contra ele”, afirma.

Aumento de passageiros em números

Segundo dados da própria CPTM, o número de usuários cresceu 73% em cinco anos. Foram 117,1 milhões de passageiros nos dois primeiros meses de 2012, contra 67,8 milhões transportados no mesmo período de 2007.

Por Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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