Prefeitura de SP anuncia mais investimentos em favor do transporte individual

A prefeitura de São Paulo pretende estender a margem direita da Marginal do Pinheiros, sentido zona sul, em 8 quilômetros de pista na região de Interlagos. Segundo reportagem da Agência Estado, o prolongamento faz parte do novo plano viário apresentado pela Prefeitura para desafogar o trânsito local, ou seja, os carros. Com investimento previsto em R$ 1,8 bilhão, o projeto lista ainda outras nove intervenções em vias próximas, como as Avenidas Guarapiranga, Cachoeirinha e M’Boi Mirim, em um prazo de quatro anos.

A extensão começa na Avenida Guido Caloi, na altura da Ponte Transamérica. Para esse ponto, estão programadas três novas faixas de tráfego, além de uma ciclovia com 3 metros de largura até a Ponte Vitorino Goulart da Silva, já nas proximidades do Autódromo de Interlagos. O conjunto ainda prevê uma nova ponte sobre o rio e outra sobre um dos canais da Represa do Guarapiranga.

Em contra partida, para o consultor Horácio Augusto Figueira, o principal reflexo da ampliação da via será a atração de mais carros para a região – e, com eles, obviamente mais trânsito. “O usuário de ônibus, do trem que circula na Marginal, poderá optar por utilizar o automóvel. E os carros que usam outras rotas também devem migrar. O congestionamento, que já é pesado, tende a aumentar”, avalia.

E os corredores de ônibus prometidos na atual gestão, estes parecem que ficaram só na promessa.

Por Renato Lobo, com as informações de Agência Estado

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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