EMTU

Juiz aceita liminar contra fim da integração dos terminais de Diadema e Piraporinha

O juiz André Mattos Soares, da Comarca de Diadema aceitou nesta quinta-feira, 23, a liminar ingressada pelo Ministério Público de Diadema para que a integração gratuita continue nos Terminais de Diadema e Piraporinha, que ocorre desde 1991. Quem solicitou o pedido foi o promotor de Cidadania de Diadema, Daniel Serra Azul Guimarães, que também pediu que fosse estipulada multa diária de R$ 248 mil contra a gerenciadora de transportes intermunicipais, EMTU, caso a decisão favorável ao pedido não fosse respeitada. Cabe recurso sobre a decisão.

A EMTU afirma que em 14 anos, os passageiros transferidos gratuitamente à época da assinatura do contrato de Concessão cresceram 24%, ocasionando necessidade de novos investimentos. Um cenário de estudo identificou possibilidade de recuperação de receitas  por meio da correção de distorções identificadas na relação desigual entre os usuários dos diversos municípios, exemplificada no pagamento de tarifas diferenciadas, o que inclui Diadema.  A companhia ainda afirmou que só no Corredor ABD, os investimentos em melhorias somam cerca de R$ 90 milhões.

Vale lembrar que esta decisão não se estende ao Terminal São Mateus, onde já existem catracas instaladas e tudo indica que deve ter o fim da integração.

Por Renato Lobo

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus