Motiva

CPTM revela novos detalhes da obra no Brás

Estação Brás - Renato Lobo

A CPTM divulgou informações sobre a licitação que vai contratar as obras do Complexo Brás, revelando novos detalhes técnicos sobre o projeto — que já havia sido tratado em dois momentos anteriores: no relatório de empreendimentos da companhia, que estimou o investimento em R$ 388 milhões com conclusão prevista para o 2º semestre de 2030, e em nota da própria CPTM esclarecendo que não há plano de estender o Expresso Linha 10 até a Estação Brás, apesar da menção ao serviço no mesmo relatório.

Segundo o edital, a contratação das obras será feita por meio de Licitação Integrada, modelo em que a CPTM disponibiliza o Anteprojeto de Engenharia e cabe à contratada desenvolver os Projetos Básico e Executivo, além de executar as obras. A companhia ressalta que as imagens do projeto divulgadas até aqui são apenas orientativas, já que a contratada poderá desenvolver outras soluções técnicas, desde que aprovadas pela CPTM.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

De acordo com o documento, as intervenções na Estação Brás preveem a adequação do plano de vias e a implantação do Pátio de Estacionamento de Trens com prédio administrativo — pátio esse já mencionado anteriormente, com capacidade para seis composições.

CPTM

O edital detalha que essas intervenções vão proporcionar melhor acomodação das vias da Linha 12-Safira, hoje também utilizada pelos trens da Linha 13-Jade, além da adequação das vias da Linha 11-Coral — apontada como a linha de maior carregamento da CPTM, com média de 700 mil passageiros por dia útil. A adequação visa possibilitar o embarque e desembarque de passageiros dessa linha por meio de plataforma ilhada. Segundo o documento, a Linha 11-Coral já é utilizada atualmente pelo serviço Expresso Aeroporto para chegar até a Estação Barra Funda, passando pela Estação Luz.

Para viabilizar essas mudanças, estão previstos serviços na geometria das vias, adequações na rede aérea, relocação dos circuitos de via relacionados à sinalização existente e implantação de aparelhos de mudança de via (AMVs), entre outras intervenções.

CPTM

O documento também prevê a relocação de áreas operacionais para possibilitar adequações no traçado da Linha 11-Coral, com serviços de via permanente, rede aérea e circuitos de via, dando continuidade às intervenções já mencionadas na via permanente.

Sobre o novo Pátio de Estacionamento de Trens, o edital especifica que a estrutura terá capacidade para seis composições, será devidamente sinalizada e contará com iluminação e câmeras de segurança. A nova edificação de apoio administrativo destinada ao pátio terá aproximadamente 450 m², servindo tanto para uso administrativo quanto para almoxarifado de materiais relacionados à limpeza seca dos trens.

Via Trolebus