O Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) iniciou, na quinta-feira (18), a operação comercial do segundo trem da Série 2000 na Linha 1 do sistema. O veículo faz parte de uma nova frota contratada que prevê a entrega de 24 trens, somando um investimento total de aproximadamente R$ 700 milhões. Com o suporte do Governo de Minas Gerais, a concessionária Metrô BH antecipou a aquisição do lote em dois anos, planejando utilizar as novas composições também na futura Linha 2 do ramal.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Desenvolvido e fabricado na China pela CRRC Changchun Railway Vehicles, a Série 2000 destaca-se por ser o primeiro modelo da história do sistema projetado especificamente para as características operacionais da capital mineira e de seu entorno geográfico. O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, ressaltou que o avanço tecnológico visa estruturar uma rede de transporte mais moderna e eficiente para os milhares de usuários diários. A renovação da frota teve início em 29 de maio, quando a primeira unidade realizou sua viagem inaugural entre as estações Central, em Belo Horizonte, e Novo Eldorado, em Contagem, com a presença do governador Mateus Simões.
Do ponto de vista técnico e de sustentabilidade, o novo material rodante é equipado com sistema de frenagem regenerativa — que otimiza o consumo elétrico —, tração modernizada e telemetria embarcada para transmissão de dados em tempo real, além de já vir preparado para a operação automática de trens (ATO). Para o conforto dos passageiros, o modelo oferece ar-condicionado inteligente, assentos ampliados, conexão Wi-Fi nativa, tomadas USB em todos os carros e painéis eletrônicos informativos. Na frente de segurança, os trens contam com monitoramento ampliado por câmeras, sensores de fumaça, iluminação de alto desempenho e um canal de comunicação direta com o operador para situações de emergência.




