A Prefeitura de Jundiaí divulgou o esquema especial de transporte coletivo para atender o público da Festa da Uva, que terá abertura oficial na próxima quinta-feira (15). Segundo o município, o evento segue com programação nos dias 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30 e 31 de janeiro, além de 1º, 6, 7 e 8 de fevereiro, com horários diferenciados conforme o dia da semana.
Às sextas-feiras, a festa ocorre das 18h às 22h. Aos sábados, o funcionamento será das 10h às 22h, enquanto aos domingos o público poderá visitar o Parque da Uva das 10h às 21h. Ainda de acordo com a Prefeitura, no primeiro domingo do evento, em 18 de janeiro, os usuários do transporte coletivo municipal pagarão Tarifa Social de R$ 1, benefício que volta a ser aplicado no dia 1º de fevereiro, no encerramento da terceira semana da festa.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Para facilitar o acesso ao local, seis linhas de ônibus de Jundiaí atendem o Parque da Uva. O principal destaque é a linha especial 309 – Expresso Festa da Uva – Terminal Vila Arens, criada para absorver a alta demanda de passageiros que chegam pela Linha 7-Rubi da CPTM. Essa linha vai operar aos sábados e domingos, com intervalos entre 20 e 24 minutos, a partir das 10h22, encerrando as viagens às 22h40 aos sábados e às 21h40 aos domingos.
Além do serviço especial, outras linhas passam pelo Parque da Uva com itinerário pela Avenida Jundiaí, partindo do Terminal Central. São elas: 524 (Malota), 526 (Parque dos Ipês), 527 (Jardim Guanabara), 942 (Terminal Eloy Chaves – Terminal Central) e 941 (Terminal Eloy Chaves – Terminal Vila Arens), esta última com operação restrita aos sábados até as 14h.
Usuários que partem do Terminal Vila Arens podem utilizar a linha 309 para chegar de forma direta ao evento. Já quem sai do Terminal Eloy Chaves tem a opção da linha 942, que passa em frente ao parque, sem necessidade de baldeação. Passageiros dos terminais Colônia, Cecap, Hortolândia e Vila Rami devem seguir até o Terminal Central e, de lá, embarcar nas linhas 524, 526, 527 ou 942.
A Prefeitura também orienta visitantes de cidades como Itupeva, Cabreúva, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Campinas que utilizam ônibus intermunicipais a desembarcar na Avenida Jundiaí, em frente ao Parque da Uva. Já as linhas provenientes de Itatiba e Bragança Paulista terminam o trajeto na Avenida Jundiaí, na altura do Viaduto Romão Nasser, de onde é possível seguir a pé até o local, em uma caminhada de aproximadamente 20 minutos.
Para quem chega de Jarinu, Atibaia, Louveira, Vinhedo e outras cidades pela Rodoviária de Jundiaí, o acesso ao evento pode ser feito utilizando as linhas municipais 721 ou 738 até o Terminal Central, com integração posterior às linhas que atendem o parque. Passageiros vindos de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista podem optar pelo trem da Linha 7-Rubi, com conexão à linha 309 no Terminal Vila Arens, ou pelo ônibus intermunicipal até a Praça Rui Barbosa, no Centro, seguindo a pé ou com o transporte coletivo municipal.






