As obras da Linha 6-Laranja, consideradas atualmente a maior intervenção de infraestrutura em execução na América Latina, registrou avanços ao longo de 2025. O empreendimento, conduzido pela ACCIONA por meio de uma parceria público-privada com o Governo do Estado e a Concessionária Linha Universidade, já ultrapassou a marca de 77% de execução.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Um dos principais marcos registrados neste ano foi a conclusão das escavações dos 15,3 quilômetros de túneis que irão conectar a região da Brasilândia, na zona norte, ao centro da capital paulista, percurso que deverá ser realizado em aproximadamente 23 minutos quando a linha estiver em operação.
Paralelamente, as obras seguem em andamento em todas as 15 estações previstas, além dos 18 poços de ventilação e segurança (VSEs). Também foi finalizada a implantação da via permanente no trecho correspondente à primeira etapa do projeto, entre Brasilândia e Sesc-Pompeia.
Entre as estações com maior índice de avanço estão Água Branca, com 92,41%, Perdizes, com 89,56%, e Santa Marina, com 89,34% de execução. O Pátio Morro Grande, que será o principal centro operacional e administrativo da linha, atingiu 93,79% de conclusão. No total, 14 estações já superaram 50% das obras.
Outro avanço relevante em 2025 foi o início da instalação das portas de plataforma em seis estações: Brasilândia, Santa Marina, Água Branca, Sesc-Pompeia, Perdizes e Freguesia do Ó. Estão previstos 720 equipamentos, com 48 portas por estação. Também começaram a ser implantadas escadas rolantes em algumas estações e elevadores no Pátio Morro Grande.
O projeto também registrou progresso na área de material rodante, com a chegada de cinco dos 22 trens que irão compor a frota da Linha 6-Laranja. As composições encontram-se no Pátio Morro Grande, onde passam por procedimentos de verificação e testes técnicos.
Sobre as entregas, uma das estações que faz parte do primeiro trecho deve ficar para o ano que vem. A nota da empresa diz que de acordo com o cronograma oficial, a primeira fase da Linha 6-Laranja, entre Brasilândia e Perdizes, tem entrega prevista para o final de 2026. Já o trecho final, ligando PUC-Cardoso de Almeida a São Joaquim, com a inclusão da estação Maristela, deverá ser concluído até o final de 2027.





