SuperVia realiza 30ª edição do Trem do Samba no Rio

A SuperVia promove neste sábado, 6 de dezembro, a 30ª edição do tradicional “Trem do Samba”, evento que celebra o Dia Nacional do Samba. Para atender o público esperado, a concessionária colocará trens especiais tanto para a ida quanto para a volta do bairro de Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio.

A programação começa às 15h, no palco Dona Ivone Lara, instalado na Central do Brasil. O anfitrião Marquinhos de Oswaldo Cruz se apresenta ao lado das velhas guardas de Vila Isabel, Salgueiro, Mangueira e Império Serrano, além de nomes como Makley Matos, Gisa Nogueira, Didu Nogueira, Osmar do Breque, Ernesto Pires e Marquinhos Sathan.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Às 18h04, no horário simbólico em que Paulo da Portela seguia para Oswaldo Cruz, o evento continua dentro dos trens. A primeira composição, exclusiva para convidados, levará Marquinhos de Oswaldo Cruz e representantes das velhas guardas. Outros quatro trens partirão às 18h24, 18h44, 19h04 e 19h24, com grupos de samba distribuídos pelos vagões animando a viagem. As composições sairão da plataforma 2 da Central do Brasil e, ao chegar ao bairro, a festa prosseguirá pelas ruas com mais atrações.

Para o retorno, a SuperVia programou trens extras com partidas rumo à Central do Brasil (23h40, 0h20 e 1h10), Japeri (23h50, 0h30 e 1h) e Santa Cruz (0h, 0h40 e 1h20).

A inspiração do evento vem das viagens feitas por Paulo da Portela e outros sambistas no início do século 20, quando usavam o trem para driblar a repressão ao gênero musical.

Quem quiser embarcar nos trens da festa deverá trocar 1 kg de alimento não perecível por uma passagem, limitado a 3 mil pessoas. A troca será feita no estande do Mesa Brasil Sesc, na Central do Brasil, das 13h às 19h. Também é possível participar comprando o cartão da SuperVia ou utilizando o Riocard Mais.

A SuperVia lembra que, por questões operacionais, os trens da grade regular não farão parada em Oswaldo Cruz durante o evento. Passageiros com destino ao bairro devem desembarcar em Bento Ribeiro e pegar o trem no sentido contrário. A concessionária recomenda ainda o uso da ferramenta “Planeje sua Viagem”, no aplicativo oficial, ou contato pelo telefone 0800 726 9494 para mais informações.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus