Nova versão do edital do Lote ABC-Guarulhos define Santo André como centro operacional do futuro VLT
A revisão do edital do Lote ABC-Guarulhos, que contempla a concessão das Linhas 10 e 14 da CPTM, trouxe mudanças significativas em relação ao projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que deve ligar Santo André a Guarulhos, cruzando a Zona Leste da capital paulista.
Na versão anterior do documento, o pátio de manutenção, estacionamento e o Centro de Controle Operacional (CCO) estavam previstos na região do Jardim Helena. No entanto, a nova versão do edital definiu o município de Santo André como o principal centro operacional do sistema, concentrando as estruturas de comando e manutenção da futura Linha 14-Ônix.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com o texto, o Complexo ABC será o coração do sistema, abrigando desde o CCO até o pátio principal, além de se localizar no ponto de partida do primeiro trecho que deve sair do papel.
Trechos prioritários
O edital define três etapas principais para a implantação do VLT:
- Trecho 1: Estação ABC (inclusive) até Estação Jardim Itápolis (inclusive);
- Trecho 2: Estação Jardim Itápolis (exclusive) até Estação A.E. Carvalho (inclusive);
- Trecho 3: Estação A.E. Carvalho (exclusive) até Estação Hospital Jardim Helena (inclusive).
Os demais trechos, como entre Hospital Jardim Helena e Guarulhos e entre ABC e Jardim Irene são considerados como investimentos contigente, que podem ou não sair do papel.
Complexo de Manutenção ABC
O pátio principal, localizado em Santo André, contará com infraestrutura completa para manutenção leve e pesada dos trens e sistemas fixos, além de áreas dedicadas à limpeza, armazenamento e administração.
O projeto prevê:
- Torno de rodeiros subterrâneo (TRS);
- Cabine de pintura;
- CCO;
- Via de assopramento;
- Lavador;
- Balança rodoviária;
- Depósito de materiais a céu aberto;
- Capacidade para 52 VLTs.
Região do pátio e estação ABC:
Pátio São Miguel
Além do complexo principal, o edital também prevê um pátio secundário em São Miguel, destinado ao estacionamento, limpeza e manutenção corretiva do material rodante, com vagas para 8 VLTs.
As informações nas minutas do edital, no entanto, podem ter alterações em sua implantação caso o novo concessionário altere o modal que irá atender a nova linha.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






