Croqui releva estação da Linha 17 no Jabaquara

Divulgação

As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho podem finalmente ser concluídas no próximo ano, após um período de espera que ultrapassa dez anos. Com um custo estimado em quase R$ 6 bilhões, o novo ramal deve, inicialmente, atender a um número reduzido de passageiros em comparação com outras linhas do Metrô de São Paulo. A expectativa é de cerca de 100 mil usuários por dia no trecho que liga a Estação Morumbi, na Linha 9-Esmeralda, ao Aeroporto de Congonhas e à Avenida Washington Luís.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A demanda deve aumentar à medida que o monotrilho for expandido em suas duas extremidades. De um lado, a linha deve seguir de Morumbi até São Paulo-Morumbi, permitindo integração com a Linha 4-Amarela e passando pela região da Favela de Paraisópolis. Do outro, a ampliação prevista vai estender o trajeto de Washington Luís até Jabaquara, onde haverá conexão com a Linha 1-Azul.

Uma das estações previstas nesse segundo trecho é a Hospital Saboya, localizada antes do Terminal Jabaquara. Um croqui divulgado recentemente indica que parte do terreno onde será construída a estação passará por processo de desapropriação. A Saboya será a quarta das cinco estações planejadas no sentido Jabaquara.

Metrô de São Paulo

Possível local da futura estação:

Prazos incertos

Não há ainda um prazo oficial para o inicio das construcões nas extensões. No entanto, durante visita técnica às obras da Linha 17-Ouro, realizada em janeiro de 2024, uma foto vazada mostrou o cronograma interno das próximas fases de expansão do projeto:

  • Trecho 2: Morumbi – São Paulo-Morumbi, com 6,9 km e cinco estações. Início das obras previsto para 2028.
  • Trecho 3: Washington Luís – Jabaquara, com 4,2 km e cinco estações. Obras devem começar em 2029.
Fonte: Metrô de SP

Resta saber se esse cronograma de fato será seguido pelo governo estadual.

Renato Lobo -Editor do Via Trolebus

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus