A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abriu nesta segunda-feira (22) licitação para a execução de obras civis voltadas à adequação de acessibilidade das estações Prefeito Celso Daniel–Santo André e Mauá, ambas da Linha 10–Turquesa.
A estação Mauá foi entregue em 1883, e sua última reforma expressiva foi em 1978. Já Santo André foi entregue em 1867, e em 1979 teve sua ultima intervenção expressiva.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com o aviso publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a sessão pública será realizada no dia 27 de novembro de 2025, às 10h, na sede da companhia, localizada na Rua Boa Vista, nº 162, Centro da capital paulista.
O edital completo está disponível nos sites da CPTM e do Diário Oficial, além do próprio edifício-sede da companhia. Já os anexos técnicos poderão ser obtidos mediante a entrega de DVD ou pen drive no Protocolo de Licitações, também na Rua Boa Vista.
A iniciativa busca adequar as duas estações às normas de acessibilidade vigentes, para maior conforto e segurança aos passageiros com mobilidade reduzida.
As duas paradas estão entre as mais demandadas da Linha 10. O atendimento ferroviário que liga a Barra Funda até Rio Grande da Serra, entretanto, deve ser concedido para a iniciativa privada. O site da Secretaria de Parcerias e Investimentos – SPI destaca que o leilão do lote ABC-Guarulhos, que contempla também a Linha 14-ônix, pode ocorrer ainda em 2025.
A publicação destaca que serão R$ 19 bilhões de investimentos, o que prevê também reformas de estações, após as intervenções promovidas pela estatal.






