Manaus deve ter greve de ônibus

O transporte coletivo de Manaus deve enfrentar uma paralisação a partir da próxima terça-feira (26/08), de acordo com o site 18 horas.

A decisão foi tomada em assembleia geral realizada na última sexta-feira (22), segundo informou a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano e Rodoviário de Manaus e Região Metropolitana (STTRM).

De acordo com o sindicato, a greve foi motivada pelos constantes atrasos no pagamento dos salários, situação que, segundo a categoria, compromete o sustento dos trabalhadores e suas famílias. O movimento grevista foi oficializado no sábado (23) e não tem prazo para terminar.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O ofício encaminhado ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) recomenda que as empresas mantenham ao menos 50% da frota em circulação, de forma a reduzir os impactos à população. O STTRM afirma ainda estar aberto a negociações.

Essa não é a primeira vez que o sistema de transporte de Manaus enfrenta risco de paralisação neste ano. Em junho, uma greve chegou a ser anunciada pelo STTRM, mas foi suspensa após diálogo mediado pela Prefeitura de Manaus. Na ocasião, o impasse girava em torno da demissão de cobradores. O sindicato alegava que havia um acordo para limitar cortes a 35%, mas acusou as empresas de planejarem a dispensa de 600 trabalhadores, o que gerou forte reação da categoria.

Via Trolebus