Trivia Trens faz treinamentos na série 2500 da CPTM

Renato Lobo - Via Trolebus

Em maio de 2025, o Governo de São Paulo firmou contrato com a concessionária Trivia Trens. De acordo com o governo estadual, o projeto está na fase pré-operacional, que terá duração de 12 meses. Nesse período, são realizados treinamentos, ajustes tecnológicos e a transferência gradual da operação das linhas, com o objetivo de garantir a transição das responsabilidades da CPTM para a nova operadora. A etapa também envolve estudos para aumentar a resiliência do sistema frente a mudanças climáticas e reduzir riscos associados a eventos extremos, priorizando a segurança.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Publicações de funcionários da concessionária nas redes sociais indicam que já começaram os treinamentos intensivos com os trens da série 2500, abordando:

🔹 Correção de falhas
🔹 Técnicas de condução
🔹 Reboque de composições

Renato Lobo – Via Trolebus

Próximas etapas

Após a conclusão da fase pré-operacional, terá início a fase operacional, que seguirá até o encerramento da concessão. O início será marcado por um período de 12 meses de operação assistida, durante o qual a CPTM acompanhará e supervisionará o trabalho da concessionária. Em seguida, começará a operação comercial plena, com a concessionária assumindo integralmente a administração do sistema. A Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) ficará responsável pela fiscalização do contrato.

🚊 Frota que a Trivia Trens vai herdar da CPTM:

  • 8 trens da série 2500;
  • 36 trens da série 8000;
  • 35 trens da série 8500
  • 9 trens da série 9000
  • Posteriormente, após a chegada de trens na Linha 10, vai herdar os 19 trens da série 7000.
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus