Monotrilho ganha forma no Ipiranga com vigas instaladas

Metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo confirmou que iniciou o lançamento das vigas-guia no trecho da Linha 15-Prata entre Vila Prudente e Ipiranga. Os trabalhos já haviam sido antecipados pelo Via Trolebus.

De acordo com a companhia, serão instaladas 110 vigas no trecho. O Metrô explicou, em comunicado, que as peças são posicionadas com precisões milimétricas tanto na fabricação quanto na instalação, já que cada viga erguida pesa cerca de 70 toneladas, possui aproximadamente 2 metros de altura e 28 metros de comprimento. Para garantir segurança e precisão durante o lançamento, foram utilizados dois guindastes de alta capacidade, com 300 e 275 toneladas, operando de forma sincronizada.

Metrô de São Paulo

A operação também foi planejada para causar o mínimo de impacto à região. Por isso, o lançamento das vigas será realizado em fases, seguindo um cronograma que prevê a instalação gradual das demais peças ao longo do segundo semestre de 2025.

Metrô de São Paulo

Conexão da Linha 15 com a CPTM

A nova Estação Ipiranga está prevista no projeto de expansão do monotrilho e, quando concluída, terá capacidade para atender até 28 mil passageiros por dia, em uma área de 10,7 mil m². A estrutura contará com dois níveis conectados por seis elevadores, 12 escadas rolantes e dois acessos externos. Também haverá espaço para estacionamento de 150 bicicletas.

Metrô de São Paulo

A expansão deve impulsionar o uso da Linha 15, que é atualmente o ramal com o maior nível de aprovação entre os passageiros e com um dos menores índices de falha do sistema.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus