A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) indeferiu o recurso apresentado pela empresa TYLIN BRAZIL LTDA, que havia questionado o resultado da licitação referente à prestação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia para elaboração do projeto básico da Estação ABC, localizada na Linha 10-Turquesa.
Segundo nota divulgada pela CPTM, o resultado permanece conforme publicado no site da companhia no dia 12 de junho de 2025. A Sessão Pública para a abertura dos envelopes “C” (Proposta Comercial) está marcada para o dia 2 de julho de 2025, às 10h, na Rua Boa Vista, nº 162 – Edifício Cidade IV, 4º andar, Centro – São Paulo/SP.

Conexão entre as Linhas 10 e 14
O Governo do Estado de São Paulo pretende conceder à iniciativa privada a Linha 10-Turquesa da CPTM juntamente com a futura Linha 14-Ônix, que será um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ligando Santo André a Guarulhos, passando pela Zona Leste da capital paulista.
Para promover a integração entre as duas linhas, será construída a Estação ABC, no local da antiga Parada Pirelli, situada entre as estações Santo André e Capuava. As minutas do edital, atualmente em consulta pública, detalham o projeto da nova estação.
A nova parada será implantada na Vila Humaitá, em Santo André, em frente à Avenida Alexandre de Gusmão, nas proximidades do Carrefour Hipermercado, Kart Premium ABC e Atrium Shopping. Ao norte da estação, há uma área de vegetação baixa que poderá abrigar o futuro Pátio da Linha 20-Rosa do Metrô, previsto para manutenção e suporte das operações.
O projeto prevê uma estação elevada, com acessos laterais interligados por passarela, conectando áreas do entorno e possibilitando a transferência para a Estação ABC da Linha 10-Turquesa. Para a Linha 14-Ônix, está prevista a construção de um mezanino na área pública, conectado a outro na área paga, com duas plataformas de embarque. A estrutura será feita em concreto armado com cobertura metálica, conforme normas técnicas e funcionais vigentes.