VLT do Rio moderniza sistema com supercapacitores

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A concessionária VLT Carioca iniciou a reforma de um equipamento importante para o funcionamento dos trens. O carregamento dos supercapacitores ocorre de maneira rápida e eficiente, tanto pelo contato com o sistema de Alimentação pelo Solo (APS), quanto por meio da frenagem regenerativa — tecnologia que transforma a energia gerada durante a desaceleração do trem em eletricidade reutilizável, favorecendo uma operação mais sustentável.

Esses equipamentos permitem que o VLT trafegue de forma autônoma com a energia embarcada, especialmente útil em trechos sem alimentação direta. Em situações de instabilidade no fornecimento elétrico, os supercapacitores entram em modo de economia de energia, funcionando de maneira semelhante à redução de brilho em celulares para prolongar a carga. Isso permite que o trem continue operando até que a energia seja restabelecida ou que consiga parar com segurança na estação.

Para aprimorar a manutenção e garantir maior eficiência, a concessionária também adquiriu um medidor de desempenho dos supercapacitores. A tecnologia permite o monitoramento em tempo real das condições dos equipamentos, possibilitando ações corretivas mais precisas e otimizando a vida útil dos componentes.

“Essa atualização é estratégica para garantir que nossos trens continuem performando com alto índice de confiabilidade. A medida favorece a previsibilidade das viagens e reforça a segurança dos nossos passageiros. Esse investimento reflete nosso compromisso com um transporte cada vez mais eficiente para a população”, afirma Silvia Bressan, diretora do VLT Carioca.

O processo de substituição dos equipamentos envolve a remoção dos antigos supercapacitores, içados com o auxílio de uma ponte rolante, e a instalação dos novos componentes. Todo o procedimento, incluindo testes de alta tensão, leva em média seis horas — do descarregamento da energia até o retorno da composição à operação.

Para garantir a segurança da equipe técnica durante a troca, é feita previamente a descarga completa da energia acumulada no sistema atual. Esse processo é realizado com um equipamento especial que utiliza resistores para converter a energia elétrica em calor, eliminando qualquer risco de choque elétrico por resíduos energéticos.

Nesta primeira fase do programa de renovação, 50% dos supercapacitores da frota serão substituídos — um total de 192 unidades. A tecnologia é inédita no transporte de passageiros no Brasil e permite ao trem operar com energia embarcada, além do sistema APS. A troca será feita sem impacto à circulação dos trens.

A concessionária VLT Carioca iniciou um amplo programa de modernização dos sistemas da frota, com investimento inicial de cerca de R$ 34 milhões. A iniciativa busca aprimorar a eficiência operacional e reforçar a segurança, mantendo o padrão de qualidade do serviço oferecido aos passageiros.

Via Trolebus