Nova operadora das Linhas 11, 12 e 13 abre as primeiras vagas de trabalho

Renato Lobo | Via Trolebus

A Trívia Trens S.A., futura operadora das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM, começou a divulgar as primeiras oportunidades de emprego. De acordo com informações publicadas em um site especializado, pelo menos cinco vagas já estão abertas. As posições disponíveis são:

  • Engenheiro de Segurança do Trabalho
  • Inspetor de Tráfego
  • Supervisor de Tráfego
  • Técnico de Manutenção de Material Rodante
  • Técnico de Manutenção de Sistemas de Sinalização

Na semana passada, o Governo de São Paulo oficializou a assinatura do contrato com a Trívia Trens, empresa vinculada ao Grupo Comporte, que será responsável pela operação das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, integrantes do sistema de trens metropolitanos.

Segundo comunicado divulgado pelo governo estadual, agora começa um prazo de 60 dias até a chamada “data de eficácia”, quando o contrato passará a produzir efeitos legais e operacionais.

Após esse marco, terá início a fase pré-operacional, com duração prevista de 12 meses. Este período será dedicado à capacitação de pessoal, ajustes tecnológicos e à transição gradual das operações das linhas, assegurando que a transferência de responsabilidade da CPTM para a concessionária ocorra de forma segura e eficiente. Nessa etapa também serão realizados estudos relacionados à resiliência climática e estratégias para minimizar riscos provocados por eventos extremos, sempre priorizando a segurança do sistema ferroviário.

Finalizada a fase pré-operacional, começará a fase operacional, que se estenderá até o fim da concessão. A previsão é que a Trívia Trens inicie a gestão das três linhas a partir de meados de 2026. No início, haverá um período de 12 meses de operação assistida, durante o qual a CPTM continuará acompanhando e fiscalizando as atividades da concessionária.

Concluída essa fase, a operação comercial plena será implementada, momento em que a CPTM deixará de atuar diretamente, e a Trívia Trens assumirá integralmente a administração do sistema. A responsabilidade pela fiscalização do contrato será da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus