Extensão da Linha 8-Diamante pode ser integrada ao serviço principal, diz Tarcísio

Bruno Rodrigues do canal Trens Metrô™

O governador Tarcísio de Freitas, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, afirmou que os trens da extensão da Linha 8-Diamante, no trecho entre as estações Itapevi e Amador Bueno, poderão ser incorporados ao serviço principal da linha, que vai até a Estação Júlio Prestes.

“A gente vai implementar mudanças na sinalização para colocar esses trens no carrossel e evitar a necessidade de baldeação”, afirmou o governador.

Em outras palavras, o mesmo trem que parte da Estação Júlio Prestes poderá seguir até Amador Bueno, sem necessidade de troca de composição. No entanto, ainda não há um prazo definido para a mudança, nem detalhes sobre como será a operação.

Uma integração semelhante já ocorreu nas Linhas 7-Rubi e 11-Coral, com a unificação dos serviços principais e das extensões operacionais. Nesses casos, porém, os trechos centrais — como entre Luz e Guaianases (Linha 11) e Luz e Francisco Morato (Linha 7) — operam com maior frequência de trens por hora, enquanto as extensões completas têm intervalos maiores, devido à demanda mais baixa.

No caso da Linha 8, sua extensão opera com trens menores, de quatro carros.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus