Linha 17-Ouro: testes com primeiro trem avançam e Metrô prepara via para novas fases
Os testes com o trem N01 do monotrilho da Linha 17-Ouro continuam em andamento. Na última semana, a primeira composição realizou dois novos experimentos, segundo informou Alexandre Barbosa, diretor de projetos da BYD — empresa responsável pela fabricação dos trens na China.
Em uma publicação nas redes sociais, o diretor revelou que os testes passaram a ser realizados também no período noturno e em velocidades mais altas.
“Tivemos um teste para observar o comportamento da interface entre o terceiro e o quarto trilho com o material rodante, aumentando a velocidade até 15 km/h. Também foi uma oportunidade para definir os procedimentos de acesso à via”, explicou Barbosa.

Metrô faz varredura detalhada na via
Para permitir testes em velocidades maiores, o Metrô está realizando uma espécie de “tomografia” nas vigas-guia, preparando o caminho para operações mais intensas. Os trens da Linha 17 são projetados para atingir até 80 km/h.
“É o mapeamento completo da via. Temos o levantamento fotográfico, feito com drone e pela nossa equipe de inspeção, e o laser scan, que oferece precisão milimétrica”, afirmou Natália Taís Batista, engenheira civil do Metrô, em entrevista ao Via Trolebus.
Atualmente, apenas duas das 14 composições encomendadas chegaram ao Pátio Água Espraiada. As demais devem ser entregues entre 2025 e 2026. Um dos trens — possivelmente o N02 — será equipado com sensores para auxiliar na varredura da viga que serve como trilho.

Inauguração prevista para 2026
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô, Roberto Torres, informou que as obras civis da Linha 17 devem ser concluídas até o final de 2025. Algumas estações já superaram 80% de avanço e estão recebendo equipamentos, como as portas de plataforma.
A expectativa é que as oito estações da Linha 17-Ouro estejam em operação até o fim do primeiro semestre de 2026.