Simulado na Linha 4-Amarela avalia resposta a falhas

Renato Lobo | Via Trolebus

Treinamento em cenário de falha no sistema de proteção automática

Na madrugada do último sábado (27), entre 0h30 e 3h30, a concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, realizou um simulado para testar a resposta das equipes em caso de falha no sistema de proteção automática de trens (ATP – Automatic Train Protection) e indisponibilidade do Centro de Controle Operacional (CCO).

A operação foi feita de forma manual e local, exigindo a atuação direta dos operadores ao longo da linha.

Objetivo: treinar e avaliar respostas operacionais

O exercício teve como foco o treinamento prático das equipes, além da análise da execução de procedimentos, avaliação do tempo de resposta e identificação de pontos de melhoria. O simulado também permitiu a revisão dos protocolos atualmente em vigor.

Participaram cerca de 40 profissionais das áreas de controle, atendimento ao passageiro, segurança, manutenção, engenharia e transporte.

Divulgação

Procedimentos simulados

Durante a simulação, a via foi dividida em setores que só podem ser ocupados por um trem por vez, garantindo a segurança da operação. Operadores posicionados nas plataformas informavam ao CCO, via rádio, sobre a chegada e saída de cada composição, respeitando autorizações pré-estabelecidas.

Foram também realizadas instruções como:

  • Alinhamento correto do aparelho de mudança de via (AMV);
  • Verificação do fechamento das portas de plataforma (PSD);
  • Comunicação clara sobre alterações operacionais, como ativação de cabines nos terminais.
Renato Lobo | Via Trolebus

Retorno à operação normal

Ao término do simulado, os trens foram gradualmente reconectados ao sistema automático, com a intervenção das equipes de campo. O horário escolhido — de madrugada — visou não impactar os passageiros, e os trens voltaram a circular normalmente na manhã de sábado.

Simulados

“Treinamos continuamente nossas equipes a fim de melhorar o tempo e a qualidade da resposta diante de eventuais falhas. Para transportar quase 700 mil pessoas por dia é preciso uma megaoperação, e simulados como esse são fundamentais para aprimorar a assertividade e eficiência dos serviços que oferecemos aos nossos clientes”, afirmou Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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