Após realizar o leilão do chamado Lote Alto Tietê, vencido pelo Grupo Comporte, a empresa — que já opera o VLT da Baixada Santista e o Metrô de Belo Horizonte, e que será responsável pela Linha 7-Rubi e pelo Trem Intercidades São Paulo-Campinas — acaba de criar a nova concessionária que irá administrar as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Trata-se da Trivia Trens S.A., constituída no dia 8 de abril e registrada formalmente no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em 14 de abril. A nova empresa será responsável pela operação, manutenção, modernização e expansão das linhas da zona leste da capital e região metropolitana.
A expectativa é que a Trivia Trens assuma as três linhas em 2026, após um período de transição com a CPTM. A empresa deverá herdar as frotas compostas pelos trens das séries 8000, 8500, 9000 e 2500, além de receber futuramente os trens da série 7000, após a nova operadora da Linha 10-Turquesa adquirir 16 novos trens.

Entre as atribuições da Trivia Trens S.A. também estão as expansões da Linha 13-Jade até Bonsucesso, e no sentido oposto até Gabriel Mistral; da Linha 11-Coral até César de Souza; e da Linha 12-Safira até Suzano — além da modernização de estações ao longo dos trechos operados.
O projeto prevê a expansão de 22,6 quilômetros nas linhas, com aportes em infraestrutura como rede aérea, trilhos e sistemas de sinalização, além da instalação de novos equipamentos e tecnologias. A concessão abrange ainda a construção de dez estações, das quais oito serão executadas pela nova concessionária e duas pelo Metrô (Penha e Gabriela Mistral). Também estão previstas obras de reconstrução, ampliação e modernização de estações existentes. A iniciativa tem um forte papel social, ao contemplar a Zona Leste da capital, uma área com alto déficit de transporte público na Região Metropolitana de São Paulo, que concentra mais de 4,6 milhões de moradores e apresenta grande volume de deslocamentos diários.