Obras do VLT no Aeroporto avançam em Fortaleza

Divulgação

O governador Elmano de Freitas visitou nesta segunda-feira (7) as obras da Linha Aeroporto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que integra o sistema metroviário de Fortaleza. O novo trecho terá 2.430 metros de extensão, sendo 500 metros em estrutura elevada, e conectará a Linha Nordeste, a partir da Estação Expedicionários, ao Aeroporto Internacional de Fortaleza.

Atualmente, cerca de 60% das obras civis já foram concluídas. Estão em andamento a construção da rampa de acesso à Estação Aeroporto, a implantação de 1,5 km da via permanente, os sistemas de sinalização, o pátio de estacionamento e a urbanização nos arredores da Estação Expedicionários, que incluirá uma área de lazer e esportes. No momento, 86 trabalhadores atuam no canteiro de obras, com a expectativa de gerar até 180 empregos indiretos.

Divulgação

Com investimento superior a R$ 82 milhões, a construção tem prazo de execução de 12 meses, a contar de 9 de janeiro deste ano. A nova Estação Aeroporto terá capacidade para atender até 35 mil passageiros por dia.

“Essa nova linha permitirá que qualquer pessoa, mesmo vindo da Praia do Iate, consiga chegar ao aeroporto com facilidade, utilizando a Estação Expedicionários. Serão mais de 2 km de trilhos integrando as linhas. Além disso, teremos um impacto social positivo com a requalificação urbana da área, que contará com quadra esportiva, parquinho e outros espaços para a comunidade. Trata-se de uma obra essencial para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

A Linha Aeroporto, quando concluída, também será o ponto de partida da nova linha Aeroporto-Castelão, anunciada em 6 de fevereiro pelo Governo do Estado. Desta maneira, a população irá ganhar duas novas estações: CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Castelão.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus