Futuras Linhas de Metrô que “sumiram do mapa”

Renato Lobo | Via Trolebus

Ano a ano, O Metrô de São Paulo, em balanços e relatórios, divulga mapas com projeções da rede futura. Nesta evolução, é possível ver as linhas que foram alteradas e as que não são mais consideradas como prioritárias. Algumas realmente foram canceladas. Veja:

Linha 23-Magenta ou Limão

O chamado “Arco Norte”. La em 2013, o governo estadual divulgou uma projeção onde era prevista a Linha 23. Basicamente o eixo metroviário sairia da Dutra, em Guarulhos, em conexão futura com as linhas 2-verde e 19-Celeste, cruzaria com a Linha 1 em Santana, passaria pela Casa Verde, cruzaria com a Linha 6 em Freguesia do Ó e terminaria na Lapa, em conexão com a Linha 20-Rosa:

Uma outra Linha 16-Violeta, só que na Zona Norte

Em 2013, a futura Linha 16-Violeta era um ramal metroviário que ligaria o Ipiranga ao bairro do Cachoeirinha com 17 Km de extensão e 20 estações que, segundo projeções do estudo “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo” feito pela Secretaria de Transportes Metropolitanos:

Fonte: Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da RMSP – Secretaria de Transportes Metropolitanos

A nomenclatura, no entanto, passou a ser usada para uma nova linha, entre a Cidade Tiradentes e Oscar Freire.

Linha 21-Grafite

Linha que sairia do Pari rumo a Nordestina, na Zona Leste de São Paulo, seguindo pela Avenida Celso Garcia. Constava em mapas também em 2013, e agora aparece “enterrada”.

Linha 19-Celeste  “enxugada”

Projeto original previa a Linha 19, saindo de Guarulhos, passando pelo centro e depois até Campo Belo. No mapa revelado na semana passada, o novo eixo metroviário liga apenas o Bosque Maia até o Anhangabaú.

Fonte: Mobilidade sampa

Linha 18-Bronze

Monotrilho entre Tamanduateí e São Bernardo do Campo. Havia até uma extensão até as Estradas dos Alvarengas. Mas o projeto foi enterrado no ano passado, e no lugar está sendo construído um BRT.

Linha X-Diadema

Na mesma apresentação em associação para Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, constava em um horizonte mais longe, além das ligações cortadas no mapa mais atual, como a Linha 21 que passará pela Celso Garcia, da chamada Linha 23-Arco Norte, uma nova ligação jamais divulgada por estes futuros mapas que ligará São Paulo até Diadema. Esse novo projeto que ainda nem tinha nomenclatura também ficou de fora.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus