Passageiros sofrem para pegar ônibus em Franco da Rocha

Passageiros da cidade de Franco da Rocha não estão muito contentes com o transporte público na região. De acordo com reportagem do G1, os usuários dos ônibus da cidade disputam as calçadas com buracos e lojas de comércio. Nenhum ponto de ônibus possuí cobertura, muito menos acento.

O município que fica na região metropolitana de São Paulo tem mais de 120 mil habitantes. Cerca de 30 linhas de ônibus entre municipais e gerenciados pela EMTU, mas nenhum terminal para abriga-las.

De acordo com o G1, os veículos param no meio da rua para o embarque de passageiros, o que atrapalha o trânsito em Franco da Rocha. “Eu moro aqui há 22 anos e acho um absurdo não ter um terminal com tanta gente morando aqui”, reclama uma moradora.

No local em que foi feita a reportagem, a CPTM executa obra de modernização de uma estação da Linha 7 – Rubi. Mas as obras invadiram a calçada, deixando menos espaço para os passageiros esperarem os ônibus.

A Prefeitura afirmou que não pode construir terminais de ônibus na cidade por causa das obras da nova estação de trem da CPTM, mas informou que existe um projeto que prevê a retirada dos pontos finais do Centro. Os ônibus fariam parada na estação de trem e, de lá, seguiriam para os bairros. Isso, de acordo com a Prefeitura, vai melhorar o transporte e o trânsito na cidade. A CPTM informou que a nova estação de trem de Franco da Rocha deve ficar pronta no primeiro semestre do ano que vem.

Por Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus