Apresentação mostra Linha 13 da CPTM no Ipiranga

Foto: Renato Lobo - Via Trolebus

https://youtu.be/rjgyBydu4JY

Durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco, evento ocorrido nesta quinta-feira, 15 de junho de 2023, membros da Secretaria dos Transportes Metropolitanos detalharam futuros projetos ferroviários projetados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, entre eles sobre a linha 13-Jade e o então projeto conhecido como “Arco Oeste Sul”.

Segundo palestra de Alberto Epifani, Coordenador de Planejamento e Gestão da STM, os dois futuros eixos apareceram com extensões diferentes do que eram conhecidas.

STM

Volta da extensão da Linha 13 para o sul

No painel, Epifani cita a extensão da Linha 13 após a futura estação Gabriela Mistral até Bom Pastor, em conexão com a futura estação da Linha 5-Lilás. “Facilita a vida da ligação da Linha 10, quando ela for descendo até a Baixada Santista”, afirmou Alberto Epifani, relacionando a Linha 10 com o futuro eixo sul do Trem InterCidades, entre São Paulo e Santos.

Extensão tinha sido sepultada pela CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM havia descartado oficialmente o projeto de extensão da Linha 13-Jade ao Parque da Mooca e Chácara Klabin. A operadora, por meio de sua assessoria, respondeu ao questionamento do Via Trolebus por telefone sobre a supressão do projeto. O fato ocorreu em 2022. A empresa diz que ideia que está em curso, é levar a Linha 13 até a estação Palmeiras Barra Funda.

De acordo com uma apresentação da empresa em um evento do Instituto de Engenharia, o eixo descartado em seu “trecho prioritário” sendo entre Bonsucesso e Parque da Mooca, a Linha 13 teria um potencial de transportar por dia, 700 mil passageiros, em uma ferrovia com 33 quilômetros de extensão, servida por 31 trens e intervalos de 3,3 minutos.

CPTM

Na pratica, após a estação Tiquatira, a linha iria correr em subterrâneo até bairros da zona leste, como Tatuapé, Mooca e Aclimação.

Arco-sul renomeado e segregado

O chamado Arco sul que iria do ABC até Alphaville, surge na apresentação segregado e renomeado, agora como “Arco Oeste”, e partindo de Campo Limpo até Santana de Parnaíba.

Na apresentação não foi falado sobre prazos de contratação de projetos para as futuras extensões.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus