Motiva

Estudo da Linha 20 (SP-Santo André) é prorrogado

Metrô de São Paulo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) assinou o Aditivo nº 01 ao Contrato nº 1001974001, que trata da prestação de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura para o desenvolvimento do projeto básico da Linha 20-Rosa. O termo é datado de 6 de outubro de 2026 e prorroga os prazos do contrato.

A contratada é o Consórcio MNEPI Linha 20, formado pelas empresas Maubertec Tecnologia em Engenharia, Nova Engevix Engenharia e Projetos, Pólux Engenharia e Intertechne Consultores.

Metrô de SP

Prazos

A vigência do contrato passa a terminar em 29 de setembro de 2027, em vez de 29 de janeiro de 2027. Já o prazo de execução dos serviços foi estendido de 6 de outubro de 2026 para 6 de junho de 2027. A promessa mais recente apontava início das obras também em 2027, então não se sabe se o adiamento pode impactar nesse prazo.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp

✅ Canal do Via Trolebus no Telegram

O documento informa que o projeto passou por adequações decorrentes de fatos supervenientes, cujos impactos econômico-financeiros ainda estão em fase de apuração. As partes se comprometem a concluir de forma célere as tratativas para definir os valores, que serão formalizados em um novo termo aditivo, para a justa remuneração da contratada pelos serviços ao longo do período prorrogado. As demais cláusulas do contrato ficam ratificadas.

O projeto da Linha 20 do Metrô, quando implantado, deve ligar as estações Santo André e Santa Marina, passando por São Bernardo do Campo e pelas zonas Sul e Oeste de São Paulo. A linha terá mais de 30 km e uma frota de cerca de 50 trens, e dois pátios previstos: um na antiga fábrica da Ford, em São Bernardo, e outro em Santa Marina, na zona oeste da capital paulista.

Existe uma tendência de a linha ser construída de Santo André até a Saúde primeiro, com dois tatuzões sendo usados, segundo declarações recentes das autoridades, como o governador de São Paulo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus