Jundiaí reforça manutenção dos terminais após vandalismo

A Prefeitura de Jundiaí tem ampliado as ações de manutenção e conservação dos terminais urbanos de ônibus e voltou a pedir a colaboração da população diante dos frequentes episódios de vandalismo e furto de equipamentos. Os casos ocorrem principalmente em banheiros e bebedouros dos sete terminais municipais.

No momento, a administração municipal realiza a instalação de novos bebedouros em todas as unidades — Central, Eloy Chaves, Colônia, CECAP, Hortolândia, Rami e Vila Arens — com a finalidade de oferecer mais conforto aos cerca de 90 mil usuários diários do transporte coletivo. Apesar disso, esses equipamentos figuram entre os principais alvos de depredação, ao lado de itens como vasos sanitários, torneiras, descargas, portas, fechaduras e pias.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Sempre que há registro de danos ou furtos, a Guarda Municipal de Jundiaí é acionada e os reparos são realizados conforme a disponibilidade de equipes e materiais. Ao longo de 2025, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT) contabilizou 946 chamados de manutenção nos terminais, o que corresponde a uma média de 2,5 ocorrências por dia. O maior volume foi registrado em dezembro, com 134 casos.

A Prefeitura reforça que, ao presenciar situações de vandalismo ou furto, os cidadãos devem entrar em contato imediatamente com a Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (11) 4492-9060. As denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo “153 Jundiaí”, que permite o envio de mensagens, fotos e vídeos, auxiliando na identificação dos responsáveis e na preservação dos espaços públicos.

Via Trolebus