Reforma de estações da Linha 10: empresas são inabilitadas

Renato Lobo | Via Trolebus

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) segue com a licitação LC00624, que trata da execução de obras civis para adequação de acessibilidade nas estações Prefeito Celso Daniel–Santo André e Mauá, ambas localizadas na Linha 10-Turquesa. O certame passa por nova etapa após sucessivas inabilitações de empresas participantes.

No dia 16 de dezembro, a CPTM declarou a empresa GF Engenharia Ltda. inabilitada, após análise da documentação apresentada. Diante da decisão e conforme previsto no subitem 10.14.3 do edital, a companhia informou que a sessão pública de processamento da licitação será retomada para negociação com a proponente que apresentou o menor preço subsequente, a Versátil Engenharia Ltda.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A nova sessão pública está agendada para o dia 19 de dezembro de 2025, às 10h, e será realizada na Rua Boa Vista nº 162, Edifício Cidade IV, 4º andar, no Centro de São Paulo. Todos os representantes credenciados estão convocados a comparecer. A CPTM também solicitou que o representante da Versátil Engenharia apresente, na ocasião, toda a documentação de habilitação exigida no item 9 do edital.

Renato Lobo

Antes disso, no dia 4 de dezembro, a empresa Construmax Construções e Empreendimentos Ltda. – EPP também havia sido considerada inabilitada no mesmo processo licitatório. Naquela ocasião, a CPTM já havia informado que o procedimento seguiria para negociação com a empresa classificada na sequência, conforme a ordem definida após a fase de lances.

A companhia esclareceu ainda que o prazo para eventual interposição de recursos administrativos só será aberto após a divulgação do resultado final da licitação, conforme estabelece o subitem 11.1 do edital.

As obras previstas no contrato têm como objetivo promover melhorias de acessibilidade nas duas estações da Linha 10-Turquesa, atendendo às normas técnicas vigentes e ampliando as condições de uso do sistema ferroviário por pessoas com mobilidade reduzida.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus