O Metrô de São Paulo finalizou, na madrugada desta quarta-feira (15), a colocação das 12 últimas vigas-guia previstas no contrato da primeira fase da Linha 17-Ouro. De acordo com a companhia, as estruturas possuem 30 metros de comprimento, 2 metros de altura e pesam cerca de 90 toneladas cada. Elas foram instaladas após a futura estação Washington Luís, no sentido Jabaquara, e funcionarão como ponto de partida para a continuidade do traçado do monotrilho.
A operação contou com a participação de cerca de 80 trabalhadores e o uso de três guindastes de grande porte — um de 450 toneladas e dois de 250 toneladas.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo o Metrô, uma das etapas mais desafiadoras foi o lançamento das vigas-guia 29A e 29B, realizadas entre a noite de domingo (12) e a manhã de segunda-feira (13), sobre o viaduto da Avenida Lino de Moraes Leme. A execução exigiu bloqueios de tráfego no cruzamento da Rua Túlio Teodoro com a Avenida e o Viaduto Lino de Moraes, durante o período noturno.
Nos dias seguintes, também houve interdição de duas faixas da Avenida Jornalista Roberto Marinho, no sentido Jabaquara, sempre no período da noite e madrugada.
Obras no sentido Jabaquara
O Metrô de São Paulo oficializou a contratação de estudos que vão subsidiar as futuras extensões da Linha 17-Ouro do monotrilho. Atualmente, o projeto segue em obras entre as estações Morumbi e Washington Luís, incluindo o ramal que atenderá o Aeroporto de Congonhas e o Pátio Água Espraiada. As novas análises abrangem os dois trechos planejados para as extremidades da linha.
Segundo informações publicadas no portal de licitações do Metrô, a empresa CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda foi contratada para elaborar um laudo macro de avaliação das áreas que deverão ser desapropriadas para a implantação das futuras expansões.
O contrato, com vigência de oito meses a partir da assinatura, tem valor total de R$ 53.100,00 (cinquenta e três mil e cem reais), com data-base de 1º de março de 2025, conforme a planilha de serviços e preços apresentada.
Os estudos contemplam dois trechos principais:
- Entre as estações Panamby e Américo Maurano;
- Entre o Pátio Água Espraiada e a futura Estação Vila Paulista.
O primeiro segmento inclui três das cinco estações previstas até o Terminal São Paulo-Morumbi, que futuramente permitirá integração com a Linha 4-Amarela, passando pela futura Estação Paraisópolis. Já o segundo trecho prevê uma estação após Washington Luís, de um total de cinco, até o Jabaquara, ponto onde a Linha 17 deverá se conectar à Linha 1-Azul.
Durante visita técnica às obras da Linha 17-Ouro em janeiro de 2024, o Metrô apresentou o cronograma das próximas fases do projeto:
- Trecho 2: Morumbi – São Paulo-Morumbi, com 6,9 km e cinco estações. Início previsto para 2028.
- Trecho 3: Washington Luís – Jabaquara, com 4,2 km e cinco estações. Início das obras estimado para 2029.





