Via Trolebus embarca em trem da Linha 17-Ouro pela primeira vez
Nesta segunda-feira, 28 de julho, o Via Trolebus — a convite do Metrô de São Paulo e do Governo do Estado — embarcou pela primeira vez em um trem do monotrilho da futura Linha 17-Ouro. A composição partiu da estação Washington Luiz e seguiu até a estação Vereador José Dinis.
O site embarcou na composição N02 e traz as primeiras impressões da viagem pelo ramal que, no futuro, deve conectar o Aeroporto de Congonhas à malha metroferroviária da capital paulista.
Estações
As estações estão em fase de acabamento. A maioria já conta com portas de plataforma instaladas, e os ambientes seguem um padrão visual semelhante ao das estações da Linha 15-Prata, também operada por monotrilho.
O trem
A composição da Linha 17 conta com mais assentos do que os trens atualmente em operação na Linha 15. A mudança se deve ao novo layout interno, pensado para proporcionar mais conforto aos passageiros em um trajeto que deve ligar diferentes regiões da zona sul de São Paulo.
Um dos diferenciais observados é o mapa dinâmico sobre as portas — painéis de LED semelhantes aos presentes nos trens da Série 2500 da CPTM. Trata-se de uma solução moderna, que permite a exibição de outras mídias e até a geração de receitas acessórias, embora ainda seja pouco explorada pelas operadoras brasileiras.
Talvez a principal dúvida entre os que acompanham o noticiário sobre mobilidade — e conhecem o funcionamento do monotrilho — seja em relação ao balanço característico dos trens da Linha 15-Prata. No entanto, durante a visita, a composição circulou a apenas 20 km/h, o que impediu uma avaliação mais precisa sobre esse aspecto.




