Veja como será a vista do monotrilho na Marginal Pinheiros

Após mais de dez anos de obras, a implantação do monotrilho da Linha 17-Ouro está mais próxima de se tornar realidade, à medida que as construções avançam e os testes com os trens têm início.

O eixo de transporte terá 6,7 km de extensão operacional, com dois ramais em uma das pontas — atendendo às estações Aeroporto de Congonhas e Washington Luiz — e, na outra extremidade, a estação Morumbi. A via elevada, que está passando por uma espécie de “tomografia” para aferição da estrutura, percorre principalmente a Avenida Jornalista Roberto Marinho e um trecho da Marginal Pinheiros. A extensão total do monotrilho chega a 8,3 km, considerando também as áreas de manobra.

Os 14 trens que circularão na Linha 17 contarão com janelas amplas, proporcionando uma vista privilegiada do trajeto. O site teve acesso a imagens que mostram o visual das composições, tanto na parte frontal quanto no interior, já que os trens operarão sem condutor.

Uma delas, mostra a visão da ponte estaiada:

Já a próxima imagem mostra a conexão da Linha 17-Ouro com a Linha 9-Esmeralda de trem metropolitano:

Extensão do monotrilho

O trecho 2 do monotrilho, que deve levar a Linha 17 até a Estação São Paulo-Morumbi, com 6,9 quilômetros. Serão mais cinco estações: Panamby, Paraisópolis, Américo Maurano, Estádio Morumbi, e São Paulo-Morumbi.

Uma das imagens obtidas pelo site mostra o segmento que será usado pelos trens na nova extensão:

Este trecho, antes da ampliação, será usada como área de manobra dos trens.

Prazos

Uma apresentação realizada em janeiro, durante a visita de uma comitiva do governo estadual às obras da Linha 17-Ouro do monotrilho, detalhou o cronograma previsto para as próximas etapas do projeto.

A Fase 2 tem as obras programadas para começar em 2028. Já a Fase 3 prevê a ampliação do trecho entre a estação Washington Luís e o terminal Jabaquara, totalizando 3,4 quilômetros e outras cinco estações. A previsão é de que os trabalhos tenham início em 2029.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus