Metrô prepara sistemas para testar trem da Linha 17 “ligado na energia”

Divulgação: Metrô de São Paulo

Duas estações da Linha 17-Ouro já receberam equipamentos para energia de baixa e média tensão, o que viabiliza a passagem dos trens pelo local, além da instalação de escadas rolantes e portas de plataforma. As estações em questão são Vereador José Diniz e Campo Belo.

Renato Lobo | Via Trolebus

O Via Trolebus visitou as obras do monotrilho, que conectará o Aeroporto de Congonhas às estações Washington Luís e Morumbi. Além disso, o segundo trem da frota chegou ao Pátio Água Espraiada nesta semana.

Primeiro vídeo da série:

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No caso da estação Vereador José Diniz, a iluminação já está em fase de testes.

Testes com os trens

Nas próximas semanas, estão previstos testes com os trens em um trecho da Linha 17-Ouro. Os ensaios devem ocorrer com os trens conectados ao sistema de energia dos trilhos de alimentação (“terceiro e quarto trilhos”) instalados nas vigas-guia. Inicialmente, os testes serão realizados no período noturno.

Até o momento, o trem N01 tem sido testado em baixa velocidade utilizando bateria, já que as 14 composições fabricadas pela BYD possuem essa tecnologia, permitindo autonomia de até 8 km sem conexão com a rede elétrica.

Além disso, um dos novos trens será utilizado para avaliar a estrutura das vigas-guia, possibilitando ajustes necessários antes do início da operação comercial.

A expectativa é que esses testes avancem ao longo de 2025, juntamente com a conclusão das obras, para que as oito estações da Linha 17-Ouro sejam inauguradas em 2026.

Quando entrar em operação, o primeiro trecho da linha deverá atender cerca de 100 mil passageiros por dia.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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