Duas estações da Linha 17-Ouro já receberam equipamentos para energia de baixa e média tensão, o que viabiliza a passagem dos trens pelo local, além da instalação de escadas rolantes e portas de plataforma. As estações em questão são Vereador José Diniz e Campo Belo.

O Via Trolebus visitou as obras do monotrilho, que conectará o Aeroporto de Congonhas às estações Washington Luís e Morumbi. Além disso, o segundo trem da frota chegou ao Pátio Água Espraiada nesta semana.
Primeiro vídeo da série:

No caso da estação Vereador José Diniz, a iluminação já está em fase de testes.
Testes com os trens
Nas próximas semanas, estão previstos testes com os trens em um trecho da Linha 17-Ouro. Os ensaios devem ocorrer com os trens conectados ao sistema de energia dos trilhos de alimentação (“terceiro e quarto trilhos”) instalados nas vigas-guia. Inicialmente, os testes serão realizados no período noturno.
Até o momento, o trem N01 tem sido testado em baixa velocidade utilizando bateria, já que as 14 composições fabricadas pela BYD possuem essa tecnologia, permitindo autonomia de até 8 km sem conexão com a rede elétrica.
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Além disso, um dos novos trens será utilizado para avaliar a estrutura das vigas-guia, possibilitando ajustes necessários antes do início da operação comercial.
A expectativa é que esses testes avancem ao longo de 2025, juntamente com a conclusão das obras, para que as oito estações da Linha 17-Ouro sejam inauguradas em 2026.
Quando entrar em operação, o primeiro trecho da linha deverá atender cerca de 100 mil passageiros por dia.