O monotrilho da Linha 15-Prata atualmente transporta 140 mil passageiros em onze estações, conectando Vila Prudente ao Jardim Colonial. A frota atual, composta por 27 composições adquiridas, atende ao deslocamento dos passageiros ao longo dos mais de 14 km da linha.
O ramal, entretanto, deve passar por ampliações em ambas as extremidades: de Vila Prudente até Ipiranga e de Jardim Colonial até Jacu Pêssego, o que fará com que o sistema de transporte alcance mais de 20 km de extensão. Para atender essa demanda, foram adquiridos 19 novos trens.

Novo pátio
Para acomodar a frota excedente, um novo pátio está sendo construído. Segundo comunicado do Metrô, o Pátio Ragueb Chohfi atingiu 30% das vigas-guia implantadas. Nos últimos meses, foram lançadas 36 vigas de concreto armado, cada uma com cerca de 2 metros de altura e 28 metros de comprimento.
O pátio completo contará com 95 vigas, cada uma pesando aproximadamente 70 toneladas e exigindo precisão milimétrica na fabricação e instalação. A estrutura terá capacidade para armazenar até 24 trens, além de uma área dedicada à manutenção e limpeza das composições e uma estrutura administrativa para a linha.
Projeto inovador
O novo espaço ocupará uma área total de 56 mil m², com aproximadamente 2 mil m² de edificações construídas pelo Metrô. O projeto utiliza a tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que permite o desenvolvimento de um modelo 3D completo, integrando processos das áreas civil, elétrica, hidráulica e de sistemas auxiliares. Essa abordagem facilita o desenvolvimento e amplia a precisão na execução do projeto.
Curva de 180 graus
Além disso, segundo imagens divulgadas pela operadora, a via do estacionamento fará uma curva de 180 graus, permitindo que os trens façam a manobra e estacionem em uma área ao lado da “porta de entrada” do pátio. Trata-se de uma solução encontrada, já que o terreno e relativamente estreito.

Prazos
De acordo com o Metrô, o novo pátio deve ser entregue junto com as duas expansões da linha em 2027.
Quase igual aos outros
Um pátio de monotrilho segue os mesmos padrões dos espaços destinados à manutenção dos trens tradicionais do metrô, incluindo almoxarifado, estacionamento, prédio administrativo e lavadores.


Há, entretanto, algumas diferenças, como as observadas no Pátio Oratório. O sistema de monotrilho escolhido para São Paulo utiliza pneus de borracha, o que exige um setor exclusivo para a manutenção dos dois tipos de pneus dos trens: os de carga, que sustentam o veículo sobre a viga, e os de direção, que envolvem lateralmente a estrutura.
Em fevereiro de 2022, o Via Trolebus esteve no Pátio Oratório e acompanhou de perto o processo de manutenção do monotrilho.
