Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Serviço 710 da CPTM deve acabar em setembro, diz jornal

O Serviço 710, que oferece viagens diretas nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM, eliminando a necessidade de baldeação nas estações Luz e Brás, está com os dias contados.

Em 2025, o Via Trolebus noticiou que esse atendimento será extinto à medida que a Linha 11-Coral passe a operar em período integral até a estação Palmeiras-Barra Funda. Uma reportagem do portal Metrópoles aponta que o Serviço 710 deve ser descontinuado em setembro.

Até duas baldeações serão necessárias

Com o fim do Serviço 710, a Linha 7-Rubi terá seu ponto final na estação Palmeiras-Barra Funda, enquanto a Linha 10-Turquesa encerrará na estação Luz.

Os passageiros do ABC que desejarem seguir até a Barra Funda precisarão baldear para a Linha 11-Coral na estação Luz. Já quem vem de Jundiaí ou Francisco Morato e pretende chegar à Luz deverá fazer a troca para a Linha 11-Coral na estação Barra Funda.

Renato Lobo | Via Trolebus

Para os passageiros que viajam entre o ABC e as regiões de Francisco Morato e Jundiaí, será necessário realizar duas integrações, utilizando os eixos das linhas 7-Rubi, 11-Coral e 10-Turquesa.

165 Mil passageiros afetados

Segundo dados da CPTM, aproximadamente 165 mil passageiros foram beneficiados diariamente com a operação do Serviço 710, representando cerca de 30% do total transportado pelas duas linhas.

Estudos da empresa apontam ainda que a configuração atual permite uma economia de cerca de 8 minutos, eliminando a necessidade de transferência nas estações Luz e Brás. Com a extinção do Serviço 710, os passageiros deverão reavaliar suas rotas e horários para minimizar os impactos no tempo de deslocamento.

No ano passado, o Governo Estadual concedeu a Linha 7-Rubi para a iniciativa privada, inviabilizando o serviço.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus