O Governo de São Paulo autorizou a construção de uma terceira pista na Rodovia dos Imigrantes, caminho que liga a região metropolitana de São Paulo à Baixada Santista.
De acordo com comunicado da administração estadual, a nova pista no trecho de serra terá 21,5 quilômetros de extensão, sendo composta majoritariamente por túneis, que totalizam 17 quilômetros (80% do trajeto), além de 4 quilômetros de viadutos.
Maior túnel do Brasil
Um dos túneis terá cerca de 6 quilômetros de extensão, tornando-se a maior estrutura desse tipo no Brasil, superando o túnel da Tamoios, que atualmente detém esse título, com 5.555 metros de extensão. O túnel foi inaugurado em março de 2022.
A nova pista contará com duas faixas de rolamento e um acostamento, que poderá ser convertido em faixa de tráfego.
“Com a nova terceira pista da Imigrantes, estamos dando um passo estratégico para o desenvolvimento logístico de São Paulo e do Brasil. Este projeto, que inclui o maior túnel do país, não só amplia em 25% a capacidade total do sistema, como mais do que dobra o acesso de caminhões ao Porto de Santos. Além de fortalecer o turismo, a obra será essencial para acompanhar o crescimento previsto do maior porto do Brasil, garantindo mais fluidez e eficiência para o transporte de cargas e mais conforto para os motoristas que utilizam o sistema”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
O projeto
A estrutura terá início no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), permitindo acesso ao Rodoanel Mário Covas (SP-021). Na Baixada Santista, a conexão será no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão. Além disso, o projeto garantirá acesso ágil às Margens Direita e Esquerda do Porto de Santos.
Com a nova pista, a capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes aumentará em 25% no total e em 145% para a descida de veículos pesados. O projeto atenderá tanto a demanda de tráfego atual quanto as futuras necessidades de aumento do fluxo na rodovia.
Mais segurança
As pistas respeitarão uma inclinação média de 4%, proporcionando tráfego seguro para veículos pesados. Túneis paralelos de emergência também farão parte da estrutura, garantindo mais segurança. Dependendo das condições de tráfego, a pista poderá ser revertida para operar no sentido da capital sempre que necessário.
Para mitigar os impactos ambientais, a construção utilizará estradas de serviço já existentes e terá poucos pontos de entrada para as frentes de obra.
Próximos passos
Após o lançamento, a concessionária responsável trabalhará na elaboração do projeto funcional. Em seguida, serão desenvolvidos os projetos básico e executivo, que definirão as diretrizes para a execução da obra, incluindo características técnicas, métodos construtivos, prazo e custo total.
Paralelamente, estão em andamento as etapas necessárias para o licenciamento ambiental. A previsão é que essa fase seja concluída no primeiro semestre de 2026.