O Metrô de São Paulo anunciou, por meio do aviso de licitação nº 10020996, a contratação de serviços técnicos especializados para análise e validação de projetos executivos da expansão da Linha 2-Verde. O edital contempla o trecho entre o VSE Padre João (exclusive) e o VSE Castelo Branco (inclusive), incluindo também a análise dos projetos executivos de obras civis e sistemas para a ampliação do pátio de trens Tamanduateí, além da subestação primária Anália Franco.
O Termo VSE se refere a Ventilação e Saída de Emergência, e contrato contempla o trecho entre a Penha e depois da estação Dutra, em Guarulhos.
O processo inclui apoio à fiscalização das obras civis e à implantação dos sistemas relacionados ao projeto. O objetivo é garantir a qualidade e a execução adequada das intervenções que fazem parte da expansão dessa linha, essencial para o transporte público da capital paulista.
O edital e seus anexos estão disponíveis gratuitamente no site do Metrô, e a sessão pública de recebimento das propostas ocorrerá no dia 6 de fevereiro de 2025, às 10h, na sede do Metrô, localizada no Edifício Cidade II, Rua Boa Vista, 175, Centro, São Paulo.
Inicio de obras
Os moradores do bairro da Penha foram informados sobre o início das obras da extensão da Linha 2-Verde do Metrô, que conectará a estação Penha a Guarulhos. O Via Trolebus teve acesso ao comunicado, que apresenta detalhes sobre o início da construção da futura Estação Penha de França, uma das cinco novas paradas previstas ao longo dos 5,8 km dessa expansão.
De acordo com o documento, o local de construção está localizado na Rua Doutor João Ribeiro, e os trabalhos devem começar em março de 2025.
Segundo Tatuzão
Em recente entrevista ao podcast Inteligência Ltda, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou um novo prazo para o início das obras.
Segundo o governador, já foi emitida a ordem de serviço para preparar a tuneladora que será utilizada na escavação dos túneis entre a Penha, na Zona Leste de São Paulo, e o município vizinho, nas proximidades do Shopping Internacional, próximo à Rodovia Presidente Dutra.
Tarcísio afirmou que, para cumprir o cronograma, o equipamento já foi solicitado e a previsão é que as escavações comecem até março de 2026.
A primeira tuneladora atualmente está na região a futura estação Santa Clara.