Divulgação: Metrô de São Paulo
Monotrilho

Aparelho que permite “manobra inédita” é instalado na Linha 17

O chamado Track Switch tem a função de possibilitar que um trem de monotrilho troque de via. É a mesma função do AMV (Aparelho de Mudança de Via) na ferrovia tradicional. Os equipamentos são instalados em pontos estratégicos das linhas, sejam nas suas extremidades, para que os trens realizem manobras, sejam ao longo da linha, para permitir ultrapassagens em trechos com avarias, ou nos pátios.

A Linha 17-Ouro ganhou seu primeiro Track Switch em uma área de via comercial, ou seja, ao longo da via. As peças já haviam sido instaladas no Pátio Água Espraiada.

Segundo o último relatório de empreendimentos do Metrô, o “Aparelho de Mudança de Via X–25 (foi) posicionado entre as estações Washington Luís e Brooklin Paulista”.

Fonte: Metrô de São Paulo

Função inédita

Neste caso, o maquinário terá uma função bem peculiar: determinar se o trem segue para o terminal Washington Luís ou para o Aeroporto de Congonhas. Trata-se do único Track Switch com essa função em sistemas brasileiros.

A Linha 17 deve operar em formato de Y, ou bifurcação, sendo que os trens que partirão de Morumbi ora seguirão no sentido Washington Luís, ora no sentido Aeroporto de Congonhas.

Divulgação: Metrô de São Paulo

Até quatro serviços com a Linha completa

A Linha 17-Ouro do monotrilho, nos trechos ainda sem previsão de obras, está projetada para alcançar a estação Jabaquara em uma extremidade e a estação São Paulo-Morumbi na outra.

Quando concluída, a linha poderá oferecer até quatro diferentes tipos de serviço, conforme indicado em um documento técnico relacionado à obtenção de licença ambiental do projeto.

Com uma extensão total de 17,7 km, conectando Jabaquara à estação São Paulo-Morumbi, além do ramal que inclui o Aeroporto de Congonhas, o planejamento de operação prevê os seguintes atendimentos:

1 – Serviço Jabaquara–São Paulo-Morumbi
O trajeto principal da linha, ligando suas extremidades.

2 – Serviço Congonhas–São Paulo-Morumbi
Extensão do atendimento já previsto para 2023, conectando o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi.

3 – Serviço Jabaquara–Congonhas
Conexão direta entre a Linha 1-Azul e o Aeroporto, atendendo a passageiros provenientes do ABC e do litoral em direção a Congonhas.

4 – Serviço Congonhas–Brooklin Paulista
Um serviço complementar ao principal, que cobre o trecho entre Congonhas e Brooklin Paulista.

Agradecimentos a Hyan Henrique

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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