O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos, lançou nesta terça-feira o edital de licitação das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM. Entre os documentos, é mencionada a possibilidade de criação de novas linhas para a expansão da malha metroferroviária, incluindo uma ligação entre Alphaville e Tatuapé, denominada “Arco Norte“.
Outro Arco-Norte
Embora o nome seja o mesmo de uma antiga proposta do Metrô para a Linha 23-Limão, o trajeto sugerido agora apresenta uma origem e destino diferentes. No documento, a nova linha é identificada apenas como “Linha nova idealizada” e prevê uma extensão de aproximadamente 30,6 quilômetros.
Tudo indica que essa ligação partiria da futura Linha 24-Quartzo, também mencionada no documento, com início na região de Jurubatuba e conexão com localidades como Campo Limpo e Taboão da Serra.
Mistérios
Ainda não está definido qual tecnologia será utilizada na nova linha. As opções incluem tanto trens pesados, semelhantes aos que operam nas linhas atuais da CPTM e da ViaMobilidade, quanto veículos leves sobre trilhos (VLT), tecnologia cogitada anteriormente para a Linha 24.
Outro ponto indefinido é o traçado exato da nova conexão ferroviária. De carro, a distância entre Tatuapé e Barueri (região de Alphaville) é de cerca de 32 quilômetros, considerando o trajeto pela Marginal Tietê e a Rodovia Castelo Branco.