By Fcrus - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=126703841
CPTM

Ligação sobre trilhos até Cajamar é estudada

Nesta semana, o Governo do Estado de São Paulo publicou o edital de licitação para a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O leilão está programado para o final de março de 2025.

Entre os documentos divulgados, há esboços de novas linhas ferroviárias ou metroviárias sendo estudadas pela administração estadual. Uma delas prevê a ligação entre Tatuapé e Alphaville.

Ligação até Cajamar

Outra linha mencionada nos documentos é denominada “Ligação São Paulo-Cajamar“, sem uma definição sobre o modal de transporte que será utilizado, podendo ser trem, metrô ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Essa nova conexão teria uma extensão estimada de 16,4 quilômetros.

Foto: Prefeitura de Cajamar

Cajamar, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, na microrregião de Osasco, está a cerca de 29 quilômetros da capital paulista e possui uma população de 92.689 habitantes, conforme dados do IBGE de 2022.

Possíveis traçados

Assim como a ligação entre Tatuapé e Alphaville, o traçado exato da conexão São Paulo-Cajamar ainda não foi revelado. No entanto, considerando o crescimento da malha ferroviária, com novas linhas interligando a rede existente, algumas hipóteses podem ser levantadas:

Partindo de Perus

Perus, localizado na zona noroeste de São Paulo, poderia ser um ponto de partida. De carro, o trajeto até Cajamar seria de aproximadamente 19 quilômetros. Há no bairro a estação de mesmo nome da Linha 7-Rubi:

Pela Rodovia dos Bandeirantes

Existe um estudo sugerindo a extensão da Linha 6-Laranja de metrô até a Rodovia dos Bandeirantes, após a conexão com Vila Clarice. A partir desse terminal, outra possibilidade seria a integração com a nova ligação até Cajamar:

Conexão com Alphaville

Outra alternativa seria partir da futura Linha 24-Quartzo, que se conectará a Alphaville. No entanto, os documentos indicam que a nova linha partiria diretamente de São Paulo, descartando essa hipótese como principal.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus