Nesta semana, o Governo do Estado de São Paulo publicou o edital de licitação para a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O leilão está programado para o final de março de 2025.
Entre os documentos divulgados, há esboços de novas linhas ferroviárias ou metroviárias sendo estudadas pela administração estadual. Uma delas prevê a ligação entre Tatuapé e Alphaville.
Ligação até Cajamar
Outra linha mencionada nos documentos é denominada “Ligação São Paulo-Cajamar“, sem uma definição sobre o modal de transporte que será utilizado, podendo ser trem, metrô ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Essa nova conexão teria uma extensão estimada de 16,4 quilômetros.
Cajamar, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, na microrregião de Osasco, está a cerca de 29 quilômetros da capital paulista e possui uma população de 92.689 habitantes, conforme dados do IBGE de 2022.
Possíveis traçados
Assim como a ligação entre Tatuapé e Alphaville, o traçado exato da conexão São Paulo-Cajamar ainda não foi revelado. No entanto, considerando o crescimento da malha ferroviária, com novas linhas interligando a rede existente, algumas hipóteses podem ser levantadas:
Partindo de Perus
Perus, localizado na zona noroeste de São Paulo, poderia ser um ponto de partida. De carro, o trajeto até Cajamar seria de aproximadamente 19 quilômetros. Há no bairro a estação de mesmo nome da Linha 7-Rubi:
Pela Rodovia dos Bandeirantes
Existe um estudo sugerindo a extensão da Linha 6-Laranja de metrô até a Rodovia dos Bandeirantes, após a conexão com Vila Clarice. A partir desse terminal, outra possibilidade seria a integração com a nova ligação até Cajamar:
Conexão com Alphaville
Outra alternativa seria partir da futura Linha 24-Quartzo, que se conectará a Alphaville. No entanto, os documentos indicam que a nova linha partiria diretamente de São Paulo, descartando essa hipótese como principal.