O Plano de Mobilidade Urbana (Plamus), ligado ao Governo de Santa Catarina, está retomando os estudos para a possível implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região Metropolitana de Florianópolis, segundo informações do jornal NSC Total.
O plano, lançado há uma década, inicialmente concluiu que a melhor solução para a região seria a implementação de um corredor exclusivo do tipo BRT. No entanto, com o aumento da demanda, o Plamus está passando por uma atualização.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para conduzir os novos estudos, que irão avaliar a viabilidade operacional e financeira de um metrô de superfície ou trem sobre rodas.
Esse projeto é fruto de uma articulação entre o governo de Santa Catarina, por meio da Superintendência das Regiões Metropolitanas (Sudesc), o Governo Federal, através do PAC (gerência de mobilidade), e o Banco Mundial, que financia a iniciativa Estrada Boa do governo estadual.