O prefeito eleito de Sorocaba, Rodrigo Manga, que obteve 73,75% dos votos válidos, planeja construir o maior prédio do mundo na cidade. O empreendimento poderá ser erguido próximo à futura estação do Trem Intercidades, que conectará o município à capital paulista.
A estrutura monumental contará com 170 andares e aproximadamente um quilômetro de altura.
Este projeto faz parte de uma estratégia para revitalizar o centro de Sorocaba, incluindo a restauração de prédios históricos e melhorias na mobilidade urbana, como a revitalização da antiga estação ferroviária para receber o Trem Intercidades. O investimento estimado é de R$ 2 bilhões. Para viabilizar o projeto, a administração municipal está revisando o Plano Diretor, que não sofria alterações há uma década.
Projeto do Trem Intercidades
O Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste conectará a capital paulista, a Região Metropolitana de São Paulo e o município de Sorocaba por via ferroviária. O percurso deverá ser feito em 60 minutos e contará com quatro novas estações. A demanda prevista é de 50 mil passageiros por dia. Atualmente, a viagem por rodovias leva 110 minutos de carro e 130 minutos de ônibus.
A proposta é estabelecer uma parceria público-privada (PPP), baseada nas diretrizes de traçado da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto inclui estudos de pré-viabilidade e estruturação, conduzidos pela International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial.
O leilão e a publicação do edital estão previstos para 2025, com a assinatura do contrato podendo ocorrer em 2026.