Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Operação assistida da Linha 11 na Barra Funda deve começar em breve

Serviço será estendido até a Zona Oeste. Mudanças vão marcar o fim do serviço 710

A chegada da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está cada vez mais próxima, com uma previsão de início da operação assistida.

Nos últimos dias, trens da série 8000, que atualmente operam no trecho ferroviário entre a Luz e Estudantes, em Mogi das Cruzes, têm “pernoitado” na estação Palmeiras-Barra Funda. No último domingo, o Via Trolebus registrou três composições estacionadas nas plataformas que futuramente atenderão os passageiros da linha mais movimentada da CPTM.

Trens da Linha 11 estacionados em Barra Funda | Renato Lobo – Via Trolebus

A operação assistida está programada para começar em dezembro, conforme revelou a empresa ao site:

Nota da operadora:

“As obras para a chegada da Linha 11-Coral à Estação Palmeiras-Barra Funda seguem dentro do cronograma. O início da operação assistida está previsto para dezembro.”

A operação será com passageiros, com horários e dias restritos que ainda serão definidos.

Fim do serviço 710

Embora a extensão da antiga Expresso Leste seja uma boa notícia para os usuários da linha, ela representa uma mudança para os passageiros do serviço 710, que conecta as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de troca de trens na Luz ou no Brás.

“A previsão é que o Serviço 710 – que permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM sem a necessidade de transferência de trens na estação Brás – continue atendendo até a chegada da Linha 11-Coral à Estação Palmeiras-Barra Funda”, informou outro comunicado da CPTM enviado ao Via Trolebus em maio deste ano.

Trem da CPTM na Estação São Caetano do Sul, recém reformada | Renato Lobo – Via Trolebus

Ainda não há uma data para o fim do serviço que beneficia atualmente cerca de 165 mil passageiros por dia. A operação assistida, em geral, ocorre em alguns horários para testes. É o que deve ocorrer com a Linha 11 em Barra Funda no último mês do ano.

Concessão inviabilizou serviço

A Linha 7 foi concedida à empresa TIC Trens junto com o Trem Intercidades, que deve assumir a operação em 2025, em um modelo de operação assistida em conjunto com a CPTM. Com essa concessão, o funcionamento conjunto das Linhas 7 e 10 se tornará inviável.

Ainda segundo a CPTM, após esse prazo, a Linha 10-Turquesa voltará a operar no trajeto Luz-Rio Grande da Serra. Como alternativas para os passageiros da Linha 7-Rubi que desembarcarem na Estação Palmeiras-Barra Funda, estarão disponíveis o Expresso Aeroporto, a Linha 11-Coral da CPTM e a Linha 3-Vermelha do Metrô.

Vale ressaltar que os intervalos da Linha 11 são menores que o serviço 710, sendo 3 minutos e meio no pico para o primeiro e cinco minutos e meio no segundo caso.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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