O Metrô de São Paulo divulgou o mapa prévio da futura Linha 22 – Marrom e empolgou os moradores da Zona Oeste, principalmente os que sonham com um futuro Metrô em Osasco. A futura linha tem previsão de ligar o município de Cotia até a estação Sumaré da linha 2 Verde e ainda está em fase de elaboração.
A futura linha, se mantida como projetada até 2024, deve atender os municípios de São Paulo, Osasco e Cotia. O projeto prevê 29 km de extensão e 19 estações.
Principais “novidades” da linha 22 Marrom
Em 2021, O diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER, disse que a operadora estuda a adoção de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT na nova linha 22.
Na prática, isso deve significar estações menores e vagões com menor capacidade, se comparado a linhas de maior demanda como as linhas mais antigas do Metrô de São Paulo – 1 – Azul e 3 – Vermelha.
Quais serão as possíveis conexões da linha 22 – Marrom?
Se avançar conforme o planejado, a nova Linha 22 Marrom deve ter integrações com as seguintes linhas de transporte sobre trilhos:
- Linha 4 – Amarela, na estação Faria Lima;
- Linha 9 – Esmeralda, na estação Hebraica-Rebouças;
- Linha 20 – Rosa, na estação Teodoro Sampaio;
- Linha 2 – Verde, na estação Santuário Nossa Senhora de Fátima – Sumaré;
- Linha 24 – na estação Monte Belo (nova linha da CPTM que pode chegar até Alphaville).
Onde devem ser as novas estações da linha 22 – Marrom?
Ainda não estão definidos os endereços exatos das novas estações da futura linha 22 – Marrom, porém foram divulgados nos estudos preliminares do Metrô os nomes de algumas possíveis estações. Com isso, em alguns casos, é possível deduzir ao menos a região onde devem ser instaladas as futuras estações:
- Estação Santuário Nossa Senhora de Fátima – Sumaré (Linha 2 – Verde);
- Estação Teodoro Sampaio (na região de Pinheiros, SP);
- Estação Faria Lima (Linha 4 – Amarela, região da Av. Faria Lima);
- Estação Hebraica Rebouças (Linha 9 – Esmeralda, região da Marginal Pinheiros);
- Estação Vital Brasil (Próximo a Av. Vital Brasil);
- Estação Universidade de São Paulo (Dentro do Campus, talvez próximo a Praça do Relógio);
- Estação Rio Pequeno (Na região da Avenida e/ou Bairro do Rio Pequeno);
- Estação Jardim Esmeralda;
- Estação Jardim Ester (Antiga estação Belo Monte; Próximo ao km 16);
- Estação Jardim Boa Vista;
- Estação Victor Civita (Metrô em Osasco);
- Estação Santa Maria (Metrô em Osasco);
- Estação Granja Viana (Metrô em Cotia);
- Estação Mesopotâmia (Metrô em Cotia);
- Estação Estrada do Embu (Metrô em Cotia);
- Estação Parque Alexandra (Metrô em Cotia);
- Estação Sabiá (Metrô em Cotia);
- Estação Santo Antônio (Metrô em Cotia);
- Estação Cotia (Metrô em Cotia).
Onde deve ser o pátio de manutenção e manobras da Linha 22 – Marrom?
O local entre as Ruas Piemonteses e Rua Kenkiti Shimomoto foi escolhido para abrigar o pátio de manutenção da Linha 22, de acordo com o projeto funcional do empreendimento e ficaria às margens da Rodovia Raposo Tavares na altura do km 17, zona Oeste de São Paulo.
O provável local do pátio de manutenção e manobras da futura Linha 22 – Marrom conta com uma área com mais de 300.000 m² e é capaz de abrigar até 42 trens.
Onde serão as estações de Metrô em Osasco?
Até o momento, não há informação concreta de então serão instaladas as futuras estações da Linha 22 Marrom que devem criar duas estações de Metrô em Osasco, porém, baseadas nos nomes das prováveis futuras estações pode-se deduzir o seguinte:
- Estação Victor Civita: Na cidade, existe a Av. Victor Civita que começa na altura da Rua Agostinho Navarro, 1264 – Bairro Conceição e vai até a Rua José Pascowitch, 1 na divisa com Cotia. Ou seja, baseando-se no nome, a estação deve ser implantada em algum trecho da Avenida.
- Estação Santa Maria: Uma das futuras estações do Metro em Osasco, pode estar localizada no bairro de mesmo nome, que também engloba parte da Av. Victor Civita, como podemos ver no mapa abaixo:
Quantos passageiros a Linha 22 Marrom deve transportar?
De acordo com a pesquisa Origem Destino, divulgada pelo Metrô de São Paulo em 2017 a capacidade deve ser a seguinte:
“Diariamente, estima-se que esta linha, quando concluída, transportará cerca de 650 mil passageiros. (…) No sentido mais carregado, o carregamento máximo é de 36 mil passageiros por hora e, no sentido menos carregado, é de cerca de 13 mil passageiros por hora.”
Ou seja:
- 650.000 passageiros diariamente;
- 36.000 passageiros por hora na capacidade máxima;
- 13.000 passageiros por hora na capacidade mínima.
Quando a Linha 22 Marrom vai ficar pronta?
Não há ainda prazo oficial para entrega da linha 22 – Marrom, porém em maio de 2023 foram assinados os contratos com as companhias que fazem os estudos preliminares para a construção da linha e futuras estações.
O Consórcio SYSTRA Prime L22 deve conduzir os estudos que devem ser entregues até maio de 2026. Nesse meio tempo, a Companhia de Metrô de São Paulo vai recebendo informações do projeto e dando sequência aos estudos que viabilizarão a obra.
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