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Confira onde poderá ser o pátio da Linha 22-Marrom do Metrô

O Metrô de São Paulo publicou o edital de licitação para contratação do anteprojeto e estudos ambientais da Linha 22-Marrom, que no futuro fará a ligação de Cotia com São Paulo.

A empresa contratada terá 35 meses para finalização das análises, ou seja, se o contrato for assinado no começo de 2023, esta fase de estudo deve terminar em 2026.

Em mapa que contém no termo de referência, é revelado a região onde poderá ter o pátio de manobras. Segundo croqui abaixo, o local seria entre a estação Monte Belo e a estação Jardim Boa Vista, sendo mais próximo da segunda parada:

Fonte: Metrô de São Paulo

O bairro fica na altura do km 19 da Rodovia Raposo Tavares, e conta com áreas aparentemente desocupadas:

Detalhe do pátio

O detalhamento de pátios (manutenção e estacionamentos do material rodante) deve estar de acordo com os requisitos de operação e manutenção, de acordo com o termo de referência do edital, a serem fornecidos pelo Metrô e validado pela Contratada, contemplando os seguintes itens:

a) Implantação geral
b) Plano de vias
c) Funcionalidade dos blocos e das vias:
• Bloco de manutenção;
• Prédio administrativo;
• Prédio da Subestação Retificadora;
• Prédio da estação primária (quando existir linhão da Eletropaulo de 88 kV ou 138 kV nas proximidades);
• Bloco de almoxarifado;
• Torre controle do pátio e seus equipamentos;
• Posto de combustível para veículos auxiliares
• Infraestruturas e serviços de manutenção, como lavagem e sopra do material rodante, ponte rolante no bloco de manutenção, entre outros.
• Vias para estacionamento e manutenção de veículos auxiliares;
• Vias de manutenção, parte delas contendo valas de manutenção;
• Vias de veículos auxiliares;
• Via de teste;
• Estacionamentos operacionais e infraestruturas e serviços de manutenção para atender a frota, considerando o futuro carregamento de demanda;
• Acesso de caminhões que trazem trilhos de 24 metros de comprimento, no caso de sistema sobre trilhos;
• Área para solda de trilhos, no caso de sistema sobre trilhos;
• Torno Rodeiro para acertos nas rodas, no caso de sistema sobre trilhos;
• Reservatório para conter águas pluviais;
• Área de guarda do lixo recolhido nas estações;
• Bloco de Água Potável;
• Bloco de Balança Rodoviária;
• Espaço para as baias de agregados/lastro etc.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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