A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) comunicou a suspensão da licitação para a execução de obras civis voltadas à implantação de um bicicletário e escadas rolantes na Estação Guaianases, na Linha 11-Coral. A suspensão ocorreu devido à interposição de um recurso administrativo contra o resultado do processo licitatório. A suspensão é comum nesses casos, e muitas vezes de forma temporária.
Inaugurada em 2000, a Estação Guaianases é atualmente a mais movimentada da linha. Em julho, foram registrados mais de 1,8 milhão de embarques.
A estação deve receber um bicicletário e escadas rolantes em breve. A CPTM havia aberto uma licitação para a realização dessas obras na estação, que atende principalmente os moradores da zona leste da capital. A grande densidade populacional e a escassez de indústrias na região fizeram de Guaianases um bairro-dormitório, o que explica o grande fluxo de passageiros, especialmente nos horários de pico.
Essas melhorias podem ser realizadas antes da concessão das linhas 11, 12 e 13, que inclui a realização de intervenções por parte da concessionária vencedora do leilão, previsto para o próximo ano.
Concessão da Linha 11
O Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) aprovou a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM para gestão pela iniciativa privada. O projeto inclui, por exemplo, a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso. Também estão previstas a construção de dez novas estações, a modernização e reconstrução de estações já existentes, além da melhoria da infraestrutura e dos sistemas operacionais.
O edital deve ser lançado ainda em 2024, com o leilão e a assinatura do contrato previstos para acontecer até 2025. As audiências publicas ocorreram nos últimos meses.